3 de julho de 2012

NO TEMPO QUE PORTO ALEGRE ERA LINDA - Marcelo Bumbel

Em 2010 a Europa ganhou 306 bilhões de euros em divisas deixadas por turistas no continente. Muitos deles são atraídos basicamente pelo legado histórico europeu: são centenas de centenas de cidades históricas caprichosamente preservadas ou restauradas, de Paris a Veneza. Muitos turistas brasileiros vão à Europa em busca desse charme, e eu me pergunto como nossa cidade pode ter se perdido tanto em termos de preservação. Porque aqui (quase) tudo foi demolido, dando lugar a essas terríveis blocões dos anos 40 e 50? Como cidades que foram bombardeadas na Europa possuem hoje ainda um look medieval, e nossa cidade está quase que desprovida de qualquer significativa beleza arquitetônica? Porque Buenos Aires tem seus ares europeus, e Porto Alegre tem ares de nada?

Quero compartilhar dessas indagações com vocês e também partilhar algumas fotos do tempo que Porto Alegre era bela. Clique para ampliar!

Primeira foto: Acima, o Porto, lindo, charmoso, a cidade antiga em todo seu esplendor. Abaixo, Porto Alegre, incrivelmente semelhante, e como poderia ser hoje, com sua parte velha preservada e a parte moderna restrita à zonas mais afastadas, ou novas.


A graciosa vista da Catedral, a vista do rio abaixo, os prédios em harmonia: essa foto parece muito com algumas que podem ser tiradas hoje em Lisboa.


Abaixo, a zona da Baixa lisboeta, e na foto antiga, a Rua Sete de Setembro, em Porto Alegre. Conseguem ver nossa rua antiga iluminada, cheia de bares, tascas, restaurantes e lancherias?


A praça Dom Sebastião, na frente da Beneficência Portuguesa. Reparem no canteiro de flores, nas árvores cuidadosamente podadas.


Abaixo, a mesma praça.


A Praça da matriz, no tempo que se podia ver os prédios históricos ao redor.


Ao lado da Praça da Matriz havia o auditório Araújo Viana, com seus corredores de pérgolas e jardins franceses!


Nunca deveria ter sido permitido construir prédios altos (e feios) perto das jóias do centro, como o Mercado e a Prefeitura velha. Olhem que lindo ficam sem os paredões horrorosos ao redor! Se isso não é tão lindo como Lisboa, Praga ou Madri eu não sei o que é beleza então.


Ao lado do Mercado Público, complementando sua beleza, jardins. Imagina!


Aqui um desajeitado exercício de imaginação: o Centro Histórico hoje.



Extraído do sítio Porto Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.