3 de julho de 2012

O QUE NOS RESERVA A FLIP 2012? - Bianca Justiniano

A edição de 2012 da Feira de Literatura de Paraty está com ingressos esgotados, mas mesmo assim, vale a visita.

Na era digital, um dos maiores eventos culturais ainda é do papel. A edição 2012 da Festa Literária de Paraty começa na quarta-feira (04) e reúne mais uma vez autores mundialmente reconhecidos para falar sobre literatura, claro, mas também sobre temas contemporâneos abordados no passado e presente por cabeças pensantes do nosso tempo.

Eric Hobsbawn, Don DeLillo, Salman Rushdie, Antonio Candido, Amóz Oz foram alguns dos grandes nomes que já passaram pelo evento. Este ano, figuras ilustres como o escritor inglês Ian McEwan e o americano Jonathan Franzen estão entre os destaques internacionais.

As tendas da Flip montadas em frente ao Rio Perequê-Açu em Paraty, RJ. Foto: Walter Craveiro/ Divulgação

Todos os anos um autor brasileiro é homenageado. O poeta Carlos Drummond de Andrade, que completaria 110 anos este ano, foi o escolhido para as homenagens da edição ano 10 da feira.

Os ingressos para as mesas com os autores já estão esgotados, mas isso não necessariamente pode ser desencorajador para quem está pensando em dar um pulo por lá. Além de acontecer numa cidade linda e histórica como Paraty, a programação toda do evento é bastante rica. E todas as mesas principais são transmitidas num telão externo com capacidade para até 1.400 pessoas. A ideia é que ninguém fique de fora.

Off-Flip

A "off-Flip" acontece na Casa de Cultura de Paraty e oferece uma ampla programação de filmes, leituras de peças, exposições e debates paralelos. Se for com crianças, não deixe de conferir também a Flipinha, com programação toda voltada para o público infantil com contação de histórias e apresentações para crianças. Mais do que um evento, a Flipinha é também um eixo educacional cuja programação se estende pelo ano inteiro, atuando na formação literária de crianças, adolescentes e professores da rede pública de ensino.

Ainda nos eventos paralelos à programação oficial vale uma passada na FlipZona, projeto audiovisual da feira com participação de jovens da região. Enquanto a Flip acontece, curtas-metragem dão conta da cobertura do evento, um verdadeiro making of em tempo real pelos olhos de quem conhece bem cada rua da cidade. Se quiser saber mais sobre a cultura local, acompanhe a programação das Festas de Paraty, com apresentações de grupos de ciranda.

E o melhor: quase toda a programação da off-Flip é grátis.

Além disso, a atmosfera da cidade é totalmente dominada pela festa. Nos intervalos entre as mesas é possível encontrar com estes autores contemporêanos que talvez tenha já lido ou visto entrevistas sentado ao seu lado lado em um café. Visitei a edição de 2005 e tive o prazer de literalmente tropeçar no mesmo paralelepípedo que Salman Rushdie, o anglo-indiano autor do polêmico livro Versos Satânicos. A vida noturna também é agitada, com diversas festas em bares e restaurantes locais. O site oficial do evento traz informações sobre a cidade, onde comer, se hospedar etc.

Feira de Literatura de Paraty 2012

Em Paraty, de 4 a 8 de julho

Como chegar: pela Rodovia Rio-Santos (BR 101). Paraty está a 303 km de São Paulo e a 235 km do Rio de Janeiro.

Principais destaques: a festa literária, claro. Mas também não deixe de experimentar as cachaças locais, galerias de arte e centros culturais da cidade. Se estiver com espírito aventureiro e o tempo estiver bom, vale um passeio pelo Caminho do Ouro ou de escuna pelas praias da região. Mais informações em www.paratycultura.org.br.

O que fazer de graça: visite a Casa de Cultura de Paraty para ficar por dentro dos acontecimentos off-Flip, FlipZona e Flipinha.

Imperdível: show de abertura do evento, na quarta-feira dia 4, com a Ciranda de Tarituba e Lenine; Festas de Paraty, roteiro arquitêtonico e histórico da cidade.

Informações: www.flip.org.br

Extraído do sítio Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.