18 de julho de 2012

OBRA DE GUSTAV KLIMT DESCOBERTA NA ÁUSTRIA PODE SER FALSA

© Foto: ru.wikipedia.org 
Em 14 de julho em todo o mundo foram celebrados os 150 anos do nascimento de Gustav Klimt, fundador do modernismo na pintura austríaca, autor de uma das obras mais conhecidas da história da pintura – o lendário Beijo.

Há poucos dias, foi noticiado que em uma garagem no norte da Áustria foi encontrado o mural Cupido Tocando Trombeta – uma das primeiras obras de Gustav Klimt, que era considerada perdida. É um acontecimento mais que extraordinário – obras desconhecidas de Leonardo da Vinci e Caravaggio são encontradas com bastante regularidade, enquanto que descobertas relacionadas com a obra do modernista austríaco ocorrem com pouca frequência.

A notícia da descoberta é verdadeiramente surpreendente: um negociante de arte chamado Joseph Renz recebeu uma chamada de um homem cujo nome ainda não foi divulgado e que o informou que tinha em sua garagem um mural retratando um querubim sobre um fundo azul-celeste. Renz se interessou pela obra e se dirigiu para o norte da Áustria a fim de examiná-lo. Bastou-lhe um olhar para entender que presente maravilhoso lhe tinha dado o destino – segundo ele, este é o mural que decorava o teto do estúdio de Klimt em Viena, onde ele viveu com seu irmão Ernst entre 1883 e 1892. Infelizmente, quando no final da década de 1980 foi instalado um elevador no prédio, o mural desapareceu. Historiadores da arte durante muito tempo especularam sobre o possível paradeiro dos frescos até que concordaram em considerá-los irrecuperavelmente perdidos. Agora, eles podem ter que mudar de opinião.

Especialistas ainda não chegaram a acordo sobre o mural encontrado, mas Renz já recebeu a sua parte de fama mundial, ele está dando entrevistas e conta de boa vontade que “este precioso e único mural se encontra em muito bom estado”. Curiosamente, o comerciante preferiu manter silêncio sobre o quanto ele pagou por esse trabalho tão raro, mas disse aos repórteres que pretende restaurá-lo (apesar do “muito bom estado”) e colocá-lo em leilão no próximo outono.

Obviamente, Renz tem certeza da autenticidade da obra, mas outros profissionais, tais como Alfred Weidinger, um especialista nas obras de Klimt, vice-diretor do Museu de Belvedere, não compartilham sua opinião. Weidinger expressou uma suposição cautelosa que, mesmo que o mural tenha o nome de Klimt, pode se tratar de Ernst Klimt, o muito menos conhecido irmão de Gustav.

Segundo Weidinger, no melhor dos casos, o Cupido Tocando Trombeta foi pintado pelos dois irmãos. Para o negociante de arte, no entanto, esta opção é uma das piores. Pior que isso só poderá ser a conclusão dos principais especialistas na obra de Klimt: estes podem muito bem reconhecer o mural encontrado como falso.


Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.