12 de julho de 2012

PORTO ALEGRE LANÇA ASSOCIAÇÃO PELA MOBILIDADE URBANA EM BICICLETA - Aline Cavalcante


Os cidadãos de Porto Alegre contam com mais uma instituição preocupada com os interesses dos ciclistas. A Mobicidade – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta – foi fundada no dia 10 de junho de 2012, durante encontro no espaço Cidade das Bicicletas.

“Houve uma reunião anterior à data de fundação, na qual cada pessoa presente expressou seus anseios em relação à importância de se ter uma associação. Os relatos foram registrados e engendram a constituição e finalidade da Mobicidade”, afirmou uma das fundadoras, Lívia Biasotto.



A Associação é apartidária, sem fins lucrativos, horizontal (tanto em sua gestão, como em sua atuação) e voltada para a construção coletiva de ideias para uma cidade mais humana, valorizando e incentivando o uso da bicicleta. “Experimentamos a horizontalidade na organização do primeiro Fórum Mundial da Bicicleta e funcionou muito bem, porque a vontade de fazer as coisas acontecerem era maior e independente de qualquer diferença”, disse Lívia.

De maneira geral, a Mobicidade surge para: 

- Discutir junto com os órgãos públicos competentes as questões relacionadas à mobilidade urbana e o cumprimento das leis, atuando na fiscalização e na implementação do Plano Cicloviário de Porto Alegre; 

- Exercer papel de representação na votação dos investimentos da temática trânsito no orçamento participativo; 

- Articular políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana; 

- Ser uma referência para a comunidade nos assuntos relacionados à bicicleta e seus desdobramentos, como também, representar e atuar como interlocutora das demandas dos usuários de bicicleta em todas as suas expressões; 

- Produzir e disseminar conhecimento quanto ao uso da bicicleta nas cidades, constituindo-se num centro de informação e registro de dados relacionados ao assunto; 

- Atuar no planejamento urbano e na promoção da cidadania a partir do uso da bicicleta; 

- Promover e incentivar o uso da bicicleta; 

- Contribuir para a formação de melhores operadores de trânsito (ciclistas, motoristas de carro, ônibus, caminhão, motocicletas e condutores em geral) e dos agentes de fiscalização do trânsito. 

Ainda de acordo com Lívia Biasotto, a Mobicidade nasce para agregar causas que vão além da mobilidade urbana. ”Ela veio do desejo latente de ciclistas de transformar a cidade para melhor viver e conviver. Por isso estamos nos articulando com outros grupos sociais, associações de moradores, etc, para pensar a cidade que queremos, fazendo da mobilidade urbana um instrumento que interliga pontos, sempre pensando nas pessoas, caminhando para a harmonia nas cidades, uma sustentabilidade que vai alem de ações pontuais”. 

Para mais informações entre em contato: contato@mobicidade.org

Assista um vídeo sobre o logo da Mobicidade e outro com algumas das expectativas.

ACPA

Depois de quase quatro anos de discussões e debates, a Associação dos Ciclistas de Porto Alegre – ACPA – foi fundada formalmente em dezembro do ano passado. Uma entidade também sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo “a busca por melhores condições para os usuários da bicicleta em suas mais diversas modalidades”.

Apesar de existir há um pouco mais tempo, a ACPA trilha caminhos específicos e, de acordo com relatos de alguns ciclistas de Porto Alegre, hoje ela atende mais aos interesses dos esportistas e tem dificuldades de dialogar com movimentações e grupos mais heterogêneos. “Apesar das diferenças, como associação, ficamos contentes que exista mais de uma entidade em Porto Alegre, para que todos os interesses sejam representados e tudo que se move em torno da defesa do uso da bicicleta seja contemplado”, concluiu Lívia.

Extraído do sítio Vadebike

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.