6 de julho de 2012

VERISSIMO RELEMBRA GAFE EM ABERTURA DA FLIP

Luis Fernando Verissimo cumpriu à risca o que havia prometido para a abertura da décima edição da Flip: uma fala breve (seis minutos) e salpicada de humor.

Um dos principais cronistas da literatura brasileira, ele foi escolhido por representar, como disse o curador Miguel Conde, um "exemplo de autor que consegue falar para muitos sem fazer concessões".

Verissimo levou a plateia às gargalhadas ao relembrar uma gafe que cometeu em uma das edições anteriores da Flip.

O escritor Luis Fernando Verissimo discursa durante a abertura oficial da Flip 2012.  Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

Em 2008, ele mediou uma palestra do dramaturgo Tom Stoppard. Nervoso diante do "monstro", forma como ele, tímido notório, se refere ao público, acabou dizendo a frase: "É um grande prazer estar aqui na Clip".

"Quatro anos depois, acho que a Flip quis me dar a oportunidade de corrigir a minha gafe", comentou. "Depois cheguei à conclusão de que não foi uma gafe. Foi uma prova de sutiliza."

O "C" de "clip", brincou ele, era uma referência a palavras que marcam o evento em Paraty, como "charme", "conversas" e "circo". Principalmente, acrescentou, a "celebração" da literatura e do livro.

Ele finalizou seu discurso informal com uma tirada ovacionada pela plateia. "Foi uma prazer inaugurar a décima edição da Clip, ops, Flip".


Extraído do sítio Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.