15 de julho de 2012

YACÚTIA HOSPEDA ENCONTRO DE OBRAS-PRIMAS DA UNESCO - Olga Bugrova

© Foto: Unesco
Pela segunda vez a “capital diamantina da Rússia” – como chamam a cidade siberiana de Yacutsk, centro da República da Yacútia, realiza o “encontro das obras-primas da UNESCO (10-16 de julho) Assim se chama o festival internacional promovida sob a égide da Organização das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura – UNESCO.

"Obras-primas da UNESCO" é o título curto de uma impressionante lista de obras-primas do patrimônio cultural oral e imaterial. Ela foi criada em analogia à Lista do patrimônio Natural e Cultural Mundial da UNESCO e contêm mais de 230 objetos de quase 90 países. Ali estão enumerados, por exemplo, costumes populares e tradições profissionais, monumentos do folclore e antigos instrumentos musicais, grupos étnicos raros e modos de preparação de comida. A Rússia ocupa duas posições nessa lista, uma das quais é representada pela Yacútia. Ou melhor, pelo antigo poema épico Olonkho. Muitas vezes comparam o Olonkho com a Odisséia de Homero. São lendas heroicas sobre bogatyres que lutam com monstros, salvando pessoas da tirania do mal.

Olonkho não é o único patrimônio dos yacutes, que eles, como anfitriões do festival, apresentam amplamente aos visitantes. É parte do programa uma suntuosa exposição de arte de entalhe em osso: figuras de pessoas e animais feitas com grande delicadeza de presas de mamutes. Aquilo que para a maioria é algo exótico – fósseis de mamute – para os artesãos populares iakutes é o material tradicional e preferido na fabricação de objetos cotidianos, brinquedos e enfeites. Pois uma parte considerável da Yacútia é ocupada pela zona perpetuamente congelada, na qual, desde a pré-história se conservaram muito bem restos de mamutes. Falando da mestria dos entalhadores de ossos iakutes, a visitante da exposição, especialista do Museu Etnográfico Russo, Olga Kondratieva, salienta:

"É uma camada tradicional da arte, baseada no folclore nacional, em que se construiu inicialmente a arte yacute. Ao mesmo tempo esta arte reflete a atividade econômica do povo e por isso ela é extremamente utilitária, o que lhe dá encanto e significado especiais."

O festival “Encontro das obras-primas da UNESCO” tem um público enorme e grato. Pois ele é parte do programa cultural dos Quintos Jogos esportivos Internacionais “Filhos da Ásia”, que se realizam na Yacútia de 5 a 16 de julho. Aliás, os jovens iakutes não perdem para os bogatyres – heróis do Olonkho e mantêm-se confiantemente no primeiro lugar por equipes.


Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.