9 de agosto de 2012

10º FESTIVAL RECIFENSE DE LITERATURA FAZ HOMENAGEM A NELSON RODRIGUES

A programação foi anunciada em entrevista coletiva realizada nesta quarta. Foto: Irandi Souza/PCR

Com os objetivos de promover o diálogo entre a literatura e outras formas de expressão artística e fomentar a teoria, prática e crítica literária, o Festival Recifense de Literatura – A letra e a voz chega à sua décima edição com a temática “Fronteiras do Real” e fazendo homenagem ao centenário de nascimento do dramaturgo, jornalista e escritor recifense Nelson Rodrigues (1912–1980). O evento será realizado entre os dias 19 e 26 deste mês. Por meio dele, público e convidados terão a oportunidade de trocar experiências em palestras, debates, concurso de poesias, lançamentos de livros e oficinas. Todas as atividades têm acesso gratuito.

Também dedicado à divulgação da literatura contemporânea, assim bem como às novas plataformas de leitura, o festival contará com a presença de autores e estudiosos como os pernambucanos Fernando Monteiro, Lucila Nogueira e o escritor argentino Alan Pauls. Entre os destaques da programação, estão as oficinas de jornalismo literário e de Ilustração, comandadas pela jornalista Fabiana Moraes e o ilustrador João Lin respectivamente. Outro ponto em relevo do festival é a promoção da Balada Literária, evento consolidado no cenário cultural de São Paulo, executado pelo escritor Marcelino Freire, um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea.

Uma das principais homenagens a Nelson Rodrigues será a mostra 100 Nelson Pensamento Imagem Cena. No dia 23, será realizada, no auditório da Livraria Cultura, uma mesa-redonda sobre as adaptações da obra de Rodrigues para a linguagem do audiovisual com cineasta e roteirista carioca Neville D’Almeida. No dia 24, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Derby), a mostra continua com a exibição gratuita do filme Os Sete Gatinhos, de 1980, com argumento de Nelson Rodrigues, e direção e roteiro de Neville D’Almeida. O cineasta estará presente durante a sessão e conversará com o público após a exibição. 

Recifense Nelson Rodrigues
Confira a programação:

Dia 19-08 - Abertura – Às 17h, no Teatro Santa Isabel. Com espetáculo “Viúva Porém Honesta”, do grupo Magiluth.

Dia 20-08 - Oficinas - As oficinas acontecerão na Livraria Cultura, de 20 a 23 de agosto, das 15 às 17 horas. Na segunda e terça-feira (20 e 21), das 15h às 17h, a jornalista e doutora em sociologia Fabiana Moraes ministra a oficina Jornalismo Literário – conceito e técnicas. Na quarta e quinta (22 e 23), das 15h às 17h, o ilustrador João Lin comanda uma oficina de Ilustração. 

Dias 20 e 22-08 - Atividades em bibliotecas - Durante o festival também acontecerão atividades para adultos e crianças nas Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela, em uma parceria com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores e o Projeto Agentes de Leitura. 

De 20 a 24-08 - Mostra de Cinema do SESC - Documentários sobre grandes escritores e adaptações literárias estão na Mostra de Cinema do SESC, que acontece em Casa Amarela, Cais de Santa Rita e Santo Amaro

De 21 a 25-08 - Palestras - As palestras e os debates começam no dia 21 de agosto, no auditório da Livraria Cultura. Com a temática “Fronteiras do real”, o evento contará com palestras que abordarão os limites entre ficção e realidade, cotidiano e imaginário. Até o dia 25.

Dias 22, 23 e 26-08 - Recitata - Nesta edição, o festival também realiza a 7ª Recitata Edvaldo Bronzeado, que acontece na Rua da Moeda, Bairro do Recife nos dias 22 e 23 de agosto, às 19 horas. A grande final da disputa entre os concorrentes será no dia 26 de agosto, a partir das 18 horas. Serão três dias de competição com o melhor da literatura urbana e popular pernambucana. O evento promove um concurso de poetas e promete envolver o segmento com formatos e gêneros diferenciados, como a poesia performática e o cordel. No ano passado, a Recitata recebeu 80 inscrições e teve quatro vencedores que dividiram o prêmio total de R$ 6 mil, um fomento para que o poeta independente possa investir na sua arte.

Dia 23-08 - Mostra “100 Nelson” - Das 16h30 às 18h será realizada, no auditório da Livraria Cultura, uma mesa-redonda sobre as adaptações da obra de Rodrigues para a linguagem do audiovisual. 

Dia 24-08 - A mostra “100 Nelson” continua no dia 24, às 19h50, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Derby), com a exibição gratuita do filme “Os Sete Gatinhos”, argumento de Nelson Rodrigues, e direção e roteiro de Neville D’Almeida. 

Dias 25 e 26-08 - Espaço Infantil - Para as crianças será criado o Espaço Infantil, no Paço Alfandega, sábado (25) e domingo (26), a partir das 10 horas. No espaço dedicado às crianças haverá contação de histórias, oficina de artes e o espetáculo “Circo dos Astros”, um miniespetáculo infantil mambembe encabeçado pela poeta Mariane Bigio, que mescla teatro, canto, dança e literatura. O espetáculo é baseado no livro homônimo de Janice Japiassu e se utiliza das diversas linguagens artísticas aliadas a comicidade para trabalhar com leveza os temas da astronomia e astrologia para crianças.

Dias 25 e 26-08 - Festa do Livro - Para aproximar a cadeia produtiva da literatura e leitura pernambucana, nos dias 25 e 26 de agosto, acontece a Festa do Livro, das 10 às 21 horas, no Paço Alfândega. Livreiros, editores independentes, como os de cordel e poesia urbana, e sebos estarão presentes no Festival divulgando seus lançamentos, catálogos e autores. São mais de 20 estandes montados no hall de entrada do Paço Alfândega. Na Festa do Livro ocorrem também lançamentos e tardes de autógrafos.

Dia 25-08 - Balada Literária – No dia 25 de agosto, no Teatro Apolo-Hermilo, Marcelino Freire traz ao Recife o badalado evento do circuito literário paulista. A “Balada Literária” movimenta o circuito artístico há seis anos com performances de escritores e músicos. No Recife, participam da Balada os escritores Marcelino Freire, Paulo Scott e o músico Flavio Moraes. O DJ Pepe Jordão fecha a noite. Na ocasião, serão lançados os livros dos prêmios literários de 2008 e 2009: “Peccata Mundi”, de Geraldo Maciel; “Onde a Minha Rolleiflex, de Márcia Maia; “Passos de Ontem”, de Luis Carlos Ladeia; “Maracatu Nação”, de Paola Verri; “Iluminata”, de Luzilá Gonçalves; “Máquinas na Pista”, de Marcus Vinícius Quiroga; “Artimanhas de Malazartes”, de Rogério Rangel; e a Coletânea Antônio Maria de Crônicas.

SERVIÇO: 10º Festival Recifense de Literatura - A letra e a voz - De 19 e 26 de agosto de 2012 -
Mais informações: www.festivalaletraeavoz.com.br
Twitter: aletraeavoz

Extraído do sítio NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.