11 de agosto de 2012

22ª BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO DISCUTE "LEI DAS BIOGRAFIAS"

Na última quinta-feira, uma das primeiras mesas de debates da 22ª Bienal do Livro de São Paulo discutiu a "Lei das Biografias", projeto que prevê a divulgação de dados biográficos de personalidades cujas trajetórias sejam de "interesse público", informou a Folha de S.Paulo. 

O encontro reuniu, entre outros, o escritor Paulo César de Araújo, autor de uma biografia do cantor Roberto Carlos, e o deputado federal Newton Lima (PT-SP), que defende o projeto. 

Lima é autor da PL 393/2011, que propõe a alteração do artigo 20 do Código Civil, que dá aos biografados e seus herdeiros, mesmo indiretos, o poder de proibir a circulação de biografias não autorizadas. "Esse é um entulho autoritário da censura. Temos o direito de conhecer uma celebridade por completo, suas qualidades e defeitos", disse o deputado.

Araújo, que assina "Roberto Carlos em Detalhes", disse que o cantor sempre dividiu sua vida pessoal com o público. "Não escrevi nada sobre sua intimidade que seus fãs já não soubessem", afirmou. A obra foi proibida de circular pelo artista e cópias não-autorizadas do livro vazaram na internet.

Caso a PL 393/2011 seja aprovado pela Comissão de Educação e Cultura e pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, o projeto seguirá para votação no Senado Federal.

Extraído do sítio Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.