23 de agosto de 2012

BELÉM RECEBE GRANDES NOMES NA XVI FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO - Danielle Ferreira

A coordenadora da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, Andressa Malcher: expectativa é receber 450 mil pessoas em dez dias de evento. Foto: Nailana Thuely/Ag. Pará
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promove, de 21 a 30 de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, evento que reunirá, em Belém, nomes como Ariano Suassuna, Luís Fernando Veríssimo, Martha Medeiros e Maurício de Souza, entre outros escritores. Portugal é o país homenageado este ano, que celebra também o centenário do maestro paraense Wilson Fonseca.

Cerca de 500 editoras estarão representadas nos 218 estandes, que começam a ser montados dia 8 de setembro. Serão 90 mil livros expostos e a expectativa é que 450 mil pessoas visitem o evento. “A feira é um espaço para estudantes, profissionais, famílias, crianças e adultos. A programação contempla todas as faixas etárias”, diz a coordenadora do evento, Andressa Malcher.

Como nos anos anteriores, um espaço especial será montado para o público infantil, com uma programação específica. Além das rodas de leituras, oficinas e contação de historias, o Espaço Infantil terá dois espetáculos teatrais: “Contos da Floresta”, da Companhia Bric Brac, e “Nariz de palhaço não tem dono”, da Cia Cênica. O Coro Infantil da Universidade da Amazônia (Unama) também se apresenta no espaço, no segundo dia de evento, 22 de setembro.

Dois grandes escritores da literatura nacional, Nelson Rodrigues e Jorge Amado, cujos centenários se celebram este ano, também serão homenageados na programação de palestras do Ciclo de Literatura e Cultura Brasileira. Nelson Rodrigues também estará presente na Mostra Rodrigueana de Cinema, um tributo ao escritor, com sessões às 17 horas e 20h30, no Sesc Boulevard.

A sustentabilidade é o tema da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro. Meio ambiente, água e recursos naturais são alguns assuntos que serão abordados nos seminários e exposições. “É um assunto que está sendo muito discutido e não poderia ficar de fora, pois a feira tem esse cunho educativo e de reflexão”, enfatiza Andressa Malcher.

A Gincana Literária, que traz como foco os escritores paraenses, promete movimentar os dez dias da feira. Pedro Veriano, Antonio Moura, José Maria de Villar Ferreira e José Ildone Favacho Soeiro são os convidados desta edição. “Esses escritores já vêm sendo trabalhados nas escolas, na Pan-Amazônica nas Escolas e na Pan nos Municípios, junto aos estudantes da rede pública, numa programação prévia ao grande evento”, explica. A XVI Feira Pan Amazônica do Livro abre dia 21 de setembro, com entrada franca. O horário de funcionamento será de 10 às 22 horas.

Extraído do sítio Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.