9 de agosto de 2012

CASARÃO DA FAMÍLIA LUTZENBERGER FOI TOMBADO NESTA QUINTA-FEIRA

Foto: Samuel Maciel/PMPA
O casarão localizado na rua Jacinto Gomes, que durante 80 anos abrigou três gerações da família Lutzenberger, foi tombado nesta quarta-feira (8), virando patrimônio público de Porto Alegre e espaço para resgatar a memória da arquitetura e do ativismo ambiental.

Lilly e Lara, filhas do ambientalista José Lutzenberger - um dos fundadores do movimento ecológico no Brasil -, participaram da assinatura do Livro de Tombo, homologando o processo de tombamento. O ato contou também com a presença da equipe responsável pelo restauro do imóvel. 

"As pessoas que viveram aqui fazem parte da história da cidade, mas ter reunidas as obras do arquiteto e artista plástico Joseph na casa que também abrigou seu filho José Lutzenberger é uma celebração da memória da arquitetura e do ambientalismo que tanto se desenvolveram na nossa cidade", disse o secretário municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga. 

Com a reforma, a casa abrigará a empresa Vida, de propriedade das filhas e considerada também uma herança de Lutzemberger, criada por ele em 1979. 

Durante as obras de restauro, a troca do piso de madeira preservou as características originais projetadas pelo artista plástico Joseph Lutzenberger em 1932, móveis usados pela família, como escrivaninhas, máquinas de escrever, cadeiras, além da reprodução de quadros pintados pelo artista. No jardim, também mantiveram-se características originais do espaço projetado.

O procedimento atendeu à solicitação das proprietárias, sendo aceito pela Coordenação de Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura. Para a cidade e a comunidade, o tombamento significa que a obra não poderá ser destruída ou descaracterizada. O espaço estará aberto, ao longo da tarde desta quarta-feira, para visitação pública.

Extraído do sítio Jornal do Comércio

Ler também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.