31 de agosto de 2012

EMPRESÁRIO CHINÊS COMPRA PROPRIEDADE HISTÓRICA EM BORGONHA

Um empresário chinês não identificado comprou o Château de Gevrey-Chambertin - propriedade histórica de Borgonha - por 8 milhões de euros. A notícia preocupou a os enólogos da região, que pretendiam usar o local como visitação e recepção de visitantes.


O presidente da Associação de enólogos de Gevrey-Chambertin, Jean Michel Guillon, explicou que a maior preocupação dos produtores e enólogos é que aconteça o que tem acontecido em Bordeaux, onde muitos estrangeiros estão comprando grandes e importantes propriedades. Apesar disso, os códigos nos vinhedos de Borgonha e o tamanho da região dificultam ou fazem que seja impossível que estrangeiros comprem propriedades. Até agora, só se sabe de outro chinês que comprou dois hectares em Vosne-Romanée e em Richebourg.

Diversas propriedades da região estão chamando a atenção dos comprados asiáticos, pois os vinhos produzidos nela são considerados mais compatíveis com o paladar oriental. No entanto, essa atenção não é bem vista pelos produtores, que se mostram preocupados. "Eu espero que esse não seja o começo de um movimento de investimentos estrangeiros em Borgonha. Estamos começando a ver nossa herança fugir pela janela, pois essa não é a única compra estrangeira que vimos na área", disse Guillon, sobre a venda recente do Domaine Maume para um canadense.

O Château de Gevrey-Chambertin data do século XIIV e pode ter as fundações mais antigas da região. Pertenceu ao monastério de Cluny e alguns dos aristocratas mais poderosos que já passaram pela região. Ele pertencia à família Masson desde 1858.

Extraído do sítio Revista Adega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.