21 de agosto de 2012

MONTE SUA ESTANTE COM OBRAS SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A Segunda Guerra Mundial (1939-45) é um dos momentos cruciais da história. Consequência de interesses econômicos, conflitos ideológicos e um frágil equilíbrio diplomático que se estendia desde o fim da Primeira Guerra (1914-18), o confronto entre o Eixo - Alemanha, Itália e Japão - e os Aliados -liderados por Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos - levou morte e destruição para quase todas as partes do planeta. Conheça alguns livros sobre o período.

Batalha é estudada em termos
estratégicos, políticos e
simbólicos
Em "O Cerco de Leningrado", o historiador Pierre Vallaud, especialista em história contemporânea e em guerras do século 20, conta detalhes do episódio se valendo de cartas, diários e arquivos. O volume apresenta estudos estratégicos, políticos e simbólicos do sítio. Leia um trecho do exemplar.

"Os Nazistas e a Solução Final", de Mark Roseman, conta como foi produzido o Protocolo Wannsee, chamado de "o documento mais vergonhoso da história". O tratado apresenta a elaboração de diretrizes burocráticas para o extermínio de judeus e foi escrito quando os nazistas já cometiam assassinatos em massa.

Em "A Segunda Guerra Mundial: História e Estratégias", o historiador francês Philippe Masson (1928-2005) analisa as características estratégicas, logísticas, econômicas e humanas da conflito. Como as operações aconteceram em diversos lugares do globo, a Segunda Guerra usou novos sistemas de armas e transportes rápidos de civis e militares, modificando as táticas e os conceitos estratégicos vistos até então.

Com documentos sobre o armamento do Terceiro Reich, informações mantidas por muitos anos em absoluto sigilo militar, "Armas Secretas de Hitler", de José Miguel Romaña, traz textos e imagens que detalham o avanço tecnológico alemão, incluindo protótipos que poderiam mudar o curso do conflito internacional.

De professor primário a ditador,
professor analisa Mussolini
O historiador parisiense Pierre Milza especializou-se em relações internacionais do século 20, com especial interesse no regime fascista. Em seu livro "Mussolini", Milza relata e analisa a trajetória do homem que começou como professor do primário e se tornou ditador por décadas.

Formado a partir de relatos dos pracinhas que viveram na lama das trincheiras do outro lado do atlântico, "Barbudos, Sujos e Fatigados", do historiador Cesar Campiani Maximiano, um dos maiores especialistas do assunto no Brasil, relata quem eram os soldados brasileiros, como foram treinados e de que maneira enfrentaram o dia a dia no combate.

"O Brasil na Mira de Hitler" conta uma história que quase caiu no esquecimento. Durante a Segunda Guerra Mundial, submarinos nazistas torpedearam 34 embarcações do Brasil. Nos ataques, 1.081 pessoas morreram. Nem nos campos de batalhas na Europa tantos brasileiros perderam a vida.

Ken Burns descobriu que os
verdadeiros protagonistas guerra
Publicado no Brasil pela editora Nova Fronteira, "O Dia a Dia da Segunda Guerra (1941-1945)", traz o cotidiano dos militares que viveram o conflito mundial. O livro traz material que, originalmente, foi reunido para a produção de um documentário veiculado pela TV norte-americana.

"Ultramar Sul" relata a última operação do Terceiro Reich. Os autores, o historiador Carlos de Nápoli e o jornalista Juan Salinas, levantam suposições intrigantes sobre um plano de fuga sem precedentes na história, documentado e com referências bibliográficas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill (1874-1965) percorreu o planeta com a intenção de conseguir apoio para impedir a derrota da Inglaterra frente aos ataques nazistas. Usando documentos oficiais, o historiador naval Brian Lavery relata essas viagens do líder britânico no livro "Churchill Vai à Guerra".

* Texto baseado em informações fornecidas pela editora / distribuidora da obra.

Extraído do sítio Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.