26 de agosto de 2012

NOVA VERSÃO DE ECCE HOMO DESPERTA PIADAS, PETIÇÕES E ESTUDOS - Marta Portocarrero

Se para uns a nova versão do Ecce Homo – uma pintura do século XIX que decora um santuário em Espanha e a que uma mulher de 81 anos deu uma nova vida – é um autêntico desastre, outros consideram-na uma obra de arte que não deve ser alterada. Na Internet, entre piadas alusivas ao episódio insólito, há uma petição para salvar a obra e algumas instituições estão também interessadas em estudá-la.

A face do restauro espontâneo tem sido introduzida em várias obras conhecidas. Imagem: DR
Até à passada segunda-feira, Cecilia Giménez não passava de uma desconhecida, mas agora tem já uma legião de fãs na Internet, sendo difícil descolar-se da identidade de famosa “restauradora” do Ecce Homo. Preocupada com o estado deterioração da obra assinada por Elías García Martínez, a mulher decidiu retocar a pintura que decora Santuário da Misericórdia na cidade de Borja, Saragoça. Desde então, o episódio insólito deu azo a outras experiências criativas.

A obra tem sido motivo de paródia na Internet. Imagem: DR
Na Internet foi criada uma petição dirigida à Camara Municipal de Saragoça para que a nova versão da obra se mantenha tal como está. A petição – “Manutenção da nova versão do Ecce Homo de Borja” – contava, até ao fim da manhã desta sexta-feira, com cerca de 11 mil assinaturas.

Na Internet, há quem considere a nova versão da pintura uma obra de art. Imagem: DR
A petição afirma que “o ousado trabalho da espontânea artista representa um acto de amor cativante e um reflexo inteligente da situação política e social do nosso tempo”, questionando o surgimento de novos ídolos religiosos. A autora espontânea do restauro é ainda comparada com grandes nomes da pintura expressionista como Francisco de Goya, Munch e Modigliani.

Montagem com o rosto de Kiko Rivera – conhecido por Paquirrín – uma figura da televisão espanhola. Imagem: DR
O novo restauro tem sido alvo da atenção de vários curiosos que, nos últimos dias, se têm dedicado a satirizar o acontecimento. É frequente aparecerem nas redes sociais imagens da pintura em que o rosto alterado pela autora do restauro é substituído por figuras públicas ou desenhos animados. 

Seguindo esta tendência, foi criada uma lista online, que apresenta várias versões da obra que os utilizadores podem pontuar de 0 a 5. Nesta lista constam figuras como Alf, Homer Simpson, Mr. Bean, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, ou Lionel Messi. O restauro efectuado por Cecilia Gímenez está, neste momento, em segundo lugar, com 432 pontos, tendo sido ultrapassado pela montagem com o rosto de Kiko Rivera – conhecido por Paquirrín – uma figura da televisão espanhola.

O restauro foi efectuado por uma senhora de 81 anos e ganhou uma nova vida nas redes sociais. Imagem: DR

A nova versão do Ecce Homo está também a ser vista como um bom estudo de caso. Segunda uma nota do Centro de Estudios Borjanos (CEB), publicada pelo El País, nos Estados Unidos há uma instituição interessada em analisar “o fenómeno do ponto de vista sociológico” e uma agência de publicidade que gostaria de “analisar o seu impacto mediático”. 

O caso foi detectado pelo Centro de Estudios de Borja (CEB) no dia 7 de Agosto e uma equipa de restauro deverá começar a analisar a pintura para avaliar a possibilidade de a recuperar.

Extraído do sítio Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.