9 de agosto de 2012

O CAVALEIRO DAS MARGENS DO NEVA - Rita Bolotskaia

RIA Novosti

O monumento ao fundador de São Petersburgo imperador Pedro o Grande ficou conhecido na Rússia como o Cavaleiro de Cobre. Esta estátua equestre teve a sua inauguração solene há 230 anos, a 7 de agosto de 1782, e se tornou num dos principais símbolos na capital do norte da Rússia.

Na verdade o monumento não é de cobre, mas de bronze. Mas é assim a força da arte: em 1833, o grande poeta russo Alexander Pushkin batizou-o de Cavaleiro de Cobre no seu poema e esse nome ficou a marcar a imagem para sempre...

A decisão de erigir o monumento foi da imperatriz Catarina II. Para isso sacrificou mesmo um local no centro da cidade, na praça do Senado junto à margem do Neva, que era o local destinado ao seu próprio monumento. Ela pensou durante muito tempo na escolha do escultor para uma tarefa tão importante e por fim, a conselho do filósofo francês Denis Diderot, se decidiu pela escolha do seu compatriota Étienne Maurice Falconet. “Antes de ter começado o seu trabalho, o escultor estudou uma grande quantidade de documentos históricos sobre a Rússia e sobre Pedro o Grande”, refere o famoso realizador de cinema russo Andrei Konchalovski, que estudou a biografia de Falconet.

“Falconet quiz compreender o espírito de Pedro I, a essência desse caráter”, diz o realizador. “O monumento resultou fora do vulgar. Regra geral, as imagens escultóricas de imperadores e reis são feitos com os símbolos de poder: o cetro, a coroa. Neste caso está representado um homem-heroi, uma figura atlética num cavalo a galope sobre uma rocha enorme de granito, que demorou quase um ano a ser transportada das margens do Golfo da Finlândia... Falconet trabalhou a partir de um modelo vivo: a seu comando, um oficial da guarda cavalgava para um estrado e fazia o cavalo levantar as patas dianteiras. Isso foi muitas vezes repetido até que o escultor conseguiu captar o movimento e a anatomia do homem montado num cavalo empinado.”

Falconet trabalhou na criação do monumento durante 12 anos! Esse enorme cavaleiro sobre um rochedo tem uma altura de 10 metros sobre a marginal do Neva. Continua no mesmo sítio até hoje, desde que foi erigido há 230 anos: sobreviveu à Revolução de 1917, há mudança de nome da cidade para Leningrado, ao regresso ao nome histórico de São Petersburgo, ao bloqueio de Leningrado durante a Segunda Guerra Mundial e muito mais... No pedestal está gravada a inscrição “A Pedro Primeiro - Catarina Segunda”.

Por ironia amarga do destino, o próprio criador do monumento Étienne Falconet nunca chegou a vê-lo. Ele foi obrigado a deixar a Rússia antes da sua inauguração por não se ter entendido com os funcionários locais. Também não foi convidado para as festividades da inauguração. No entanto, Catarina II enviou-lhe para Paris uma medalha de ouro com a silhueta do Cavaleiro de Cobre. Quando Falconet recebeu essa medalha, começou a chorar. Ele percebeu que tinha feito o trabalho mais importante da sua vida.

Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.