26 de agosto de 2012

PAULO COELHO É FENÔMENO NA RÚSSIA


"Cada livro que escrevi é uma tentativa de me compreender a mim mesmo" - diz Paulo Coelho. O famoso escritor brasileiro, pensador e professor de vida para milhões de fãs, completou 65 anos no dia 24 de Agosto.

Na Rússia, Paulo Coelho é conhecido desde 1996. Seu primeiro livro publicado em russo foi o famoso romance O Alquimista, depois foiVeronika Decide Morrer e A Quinta Montanha, O manual do guerreiro da luz e O demônio e a Srta. Prym, Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei e Onze Minutos. E já no segundo milênio Coelho teve na Rússia o pico da sua popularidade. Apesar disso, tanto antes como agora, Coelho é igualmente criticado e elogiado.

A explicação disso está na entrevista concedida por Ekaterina Pantchenko a Voz da Rússia - chefe do departamento internacional da editora AST, que é o único proprietário legal das obras de Coelho na Rússia.

"Eu tenho uma ligação profissional com obras de Paulo Coelho, desde 1996, - diz Yekaterina Panchenko, - e tenho livros preferidos e outros nem tanto, e eu falo abertamente com o autor. Há livros de Coelho que no inicio não me impressionaram muito, mas depois eu percebo que eles impulsionam para uma determinada ação na vida. E é esta qualidade de Coelho que eu aprecio tanto."

Hoje na editora russa AST foram publicados 14 romances de Coelho. Incluindo o romance mais recente, O Aleph, que foi lançado nesta primavera. Na primavera do ano que vem, na Rússia vão publicar, finalizado em junho, o Manuscrito encontrado em Accra. "O público russo de Coelho continua muito grande e suficientemente estável,- explica Ekaterina Pantchenko - e os encontros que organizamos contribuíram para manter o interesse dos leitores."

"É interessante conversar com ele - continua Ekaterina - quando ele permite, sendo uma pessoa muito introvertida, na comunicação com ele dá para sentir, claro, a sua magnitude. Mas não porque ele constantemente profere alguns pensamentos sábios ou se comporta duma maneira especial. Simplesmente ao olhar para ele se percebe que por trás dessa figura modesta - jeans preto,camiseta preta, parece sempre que é a mesma roupa,os óculos de dois dólares – é o homem que alcançou tudo o que queria nesta vida. Imediatamente sente-se obrigado a reconhecer seu valor."

Paulo Coelho visitou Rússia várias vezes. O mais ressonante foi a sua visita em 2006: quando o famoso brasileiro viajou de Moscou a Vladivostok de trem na mais longa ferrovia do mundo - a Ferrovia Trans-Siberiana, que se estende mais de 9.000 km. "Viajando pela Sibéria - confessou Coelho - eu vi a beleza dos lugares que me lembravam a minha casa. Foi uma sensação incrível de estar em casa! Há muito tempo que conheço esses lugares - a minha alma veio aqui antes do corpo: através dos meus livros."

Extraído do sítio Voz da Rússia

Ler também: 
Diário da Rússia: Paulo Coelho é reverenciado na Rússia pelos seus 65 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.