26 de agosto de 2012

PRÊMIO ALFAGUARA 2011: A COLÔMBIA NO SOFÁ DO PSICANALISTA - Pedro Justino Alves

Depois de «O Viajante do Século», do argentino Andrés Neuman, e «A Arte da Ressurreição», do chileno Hernán Rivera Letelier, um colombiano venceu, em 2011, o Prémio Alfaguara, uma das distinções literárias mais importantes de Espanha. Com «O Barulho das Coisas ao Cair», agora editado em Portugal, Juan Gabriel Vásquez confirmou de vez o seu nome na literatura sul-americana.


Estamos em Bogotá, na década de 90. Antonio Yammara é um jovem professor de Direito que, nas horas vagas, refugia-se numa sala de bilhar, onde conhece Ricardo Laverde, um ex-presidiário. Aos poucos, o relacionamento de ambos encaminha-se para uma amizade, embora a mesma seja interrompida de forma drástica com o assassinato de Laverde após os dois deixarem o salão de jogos. A recuperação de Yammara é longa e, principalmente, traumática. Nem a filha faz com que o medo que se apodera de si desapareça, colocando em causa o seu casamento.

Yammara acaba por investigar a morte incompreensível de Laverde para tentar compreender o que está a passar. Recua até os anos 70. Aos poucos, descobre que casou com Elaine Fritts, voluntária norte-americana do Corpo da Paz; descortina que o seu ex-amigo era um exímio piloto de avião; que teve uma filha, Maya; que transportou marijuana e, depois, cocaína, sendo posteriormente preso; descobre que Fritts morreu num acidente de aviação precisamente quando regressava dos Estados Unidos para rever Laverde, que tinha saído da prisão…
Yammara acaba por encontrar com Maya para saber mais sobre Laverde. Mas Maya também quer saber mais sobre o seu pai, que julgava morto há anos. Os dois descobrem que há mais do que uma morte que os une, muito mais.

Juan Gabriel Vásquez consegue condensar em pouco menos de 300 páginas os dramas recentes de um país, a Colômbia, que viveu os últimos 40 anos sob o jugo do narcotráfico. Por isso, não é inocente o livro começar com a morte de um dos hipopótamos do ex-jardim zoológico privado de Pablo Escobar. De forma subtil, o autor mostra como os barões da droga tomaram de assalto a sociedade colombiana, transformando por completo a mesma, imprimindo no seu ADN uma única palavra: MEDO.

«O Barulho das Coisas ao Cair» fala de amor, de amizade e de desilusão. O título do livro refere-se aos vários acidentes de aviação que aconteceram na história recente da Colômbia, muitos provocados pelo narcotráfico. E as quedas não se restringem apenas aos aviões, mas principalmente ao desmoronamento das personagens. Uma obra intensa e portanto mais do que justificável a sua leitura.

Extraído do sítio Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.