28 de setembro de 2012

ABERTURA OFICIAL DA 28ª FEIRA DO LIVRO OCORRE NESTA SEXTA-FEIRA


O Município de Caxias do Sul por meio da Secretaria Municipal da Cultura - Programa Permanente de Estímulo à Leitura - PPEL/Livro Meu lembra que na próxima sexta-feira, 28 de setembro, será aberta a 28ª Feira do Livro de Caxias do Sul. A solenidade ocorre às 18h30min, no Palco Central – Praça Dante Alighieri.

O patrono Gilmar Marcílio e a homenageada Domingas Colombo Giacomin apadrinham a edição deste ano da Feira, que tem como tema ?“Entre nesta história?”. Estão previstas mais de 300 atrações literárias, entre elas sessões de autógrafos, mesas temáticas, bate-papo com autores, contação de histórias, música, palestras, teatro e oficinas.

A estrutura da Feira conta com coberturas que totalizam 3,5 mil m² e abriga as 46 bancas de livreiros de Caxias e de outros estados; Biblioteca da Estação/SMED; Coordenação; Auditório com 150 lugares; Café Cultural; estande da Associação dos Livreiros Caxienses; Academia Caxiense de Letras; espaço do SESI; além do palco central e setor infantil.

A novidade deste ano é um novo estande no setor infantil, destinado à leitura para bebês: o Berço da Leitura. O projeto é desenvolvido pelo PPEL desde o início do ano na Biblioteca da Estação e visa contribuir, desde cedo, para a formação de uma postura leitora e fortalecer laços afetivos entre pais e filhos. Livros coloridos, com efeitos sonoros, de tecido, de banho, com fantoches e muitos outros recursos prometem atrair a atenção dos pequenos. Além disso, o setor geral também conta com um novo espaço com capacidade para mais seis bancas.

A Feira do Livro aguarda um público superior a 300 mil pessoas, que poderá contar com os tradicionais descontos de 20% à vista (dinheiro, cheque, cartão de débito), e 15% no cartão de crédito, para a compra de livros. Grandes nomes da literatura fazem parte da nominata da 28ª Feira do Livro, entre os destaques estão: Antonio Cicero, Carlos Brandão, Carlos Moore, Clara Averbuck, Fabrício Carpinejar, Eliane Brum, João Gilberto Noll, José Eduardo Agualusa, Juan Pablo Villalobos, Lucas Figueiredo, Nasi, Tico Santa Cruz, Paula Pimenta, Eduardo Sacheri e Carlos Maltz. A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul apresenta-se tradicionalmente no primeiro sábado de Feira do Livro. Será na manhã do dia 29, às 10h30min e o concerto será regido pelo Maestro Gilberto Salvagni.

A 28ª Feira do Livro de Caxias do Sul é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura - Programa Permanente de Estímulo à Leitura/Livro Meu e da Associação dos Livreiros Caxienses. O maior evento literário da cidade ocorre de 28 de setembro a 14 de outubro, na Praça Dante Alighieri, é financiada pela Lei de Incentivo à Cultura – LIC, e conta com o patrocínio da Marcopolo, Empresas Randon e Visate, com apoio da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) e Secretaria Municipal da Educação (SMED).

PROLER - O comitê do PROLER em Caxias, coordenado por Luiza Motta, promove junto à programação da Feira, o 19º Encontro Estadual de Leitura nos dias 04, 05 e 06 de outubro. As 10 oficinas ministradas por escritores e especialistas na área da literatura fazem do PROLER um importante momento de formação que atrai mais de 300 pessoas. A abertura do Encontro será no dia 04, às 20h, no Teatro Pedro Parenti – Casa da Cultura, com palestra de Carlos Brandão (RJ), - Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília, Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente trabalha no Doutorado em Ambiente e Sociedade na Unicamp, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. No dia 05 as oficinas acontecem no Bloco J da UCS. O encerramento será no dia 06 no Auditório da Feira, com mediação da homenageada da Feira, Domingas Colombo Giacomin e participação de Flávia Melice Vergani.

PASSAPORTE - Outro projeto do PPEL, já tradicional na Feira do Livro, é o Passaporte da Leitura, que promove o encontro entre escritores e escolas da rede municipal e estadual de ensino. As escolas desenvolveram durante o ano estudo das obras dos seguintes autores: Adriana Antunes, César Obeid, Christina Dias, Daniela E. Teixeira, Georgina Martins, Lenice Gomes, Luciana Savaget, Luís Dill, Odilon Moraes, Regina Rennó, Rosinha Campos, Sandra Pina e Tiago Melo de Andrade.

Horários da Feira: Quartas, sextas, sábados, domingos e feriados - 10h às 20h - Segundas, terças e quintas - 12h às 20h - Setor infantil – todos os dias das 12h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.