21 de setembro de 2012

ANO DO BRASIL EM PORTUGAL: SAMBA INVADE A CAPITAL PORTUGUESA


Lisboa vai ser invadida pelo Brasil no próximo fim de semana. A iniciativa Ano Brasil Portugal abre as portas ao intercâmbio cultural, durante um ano, entre os dois países. O arranque desta iniciativa é assinalado com diversas atividades gratuitas. Entre música, poesia, literatura, exposições e teatro, o espírito brasileiro vai sentir-se e bem na capital portuguesa.

Um dos grandes atrativos do Ano Brasil Portugal são os concertos no Terreiro do Paço que juntam artistas de ambos os países. Sábado, dia 22 de setembro, a partir das 21h30, Ney Matogrosso e Monobloco vão animar a noite. No dia seguinte, ao final da tarde – 17h00 – Martinho da Vila, Carminho, Paulo Gonzo, Zeca Baleiro, Boss AC e Zé Ricardo dão asas musicais ao diálogo musical luso-brasileiro.

No Rossio vai encontrar o Festival Literário que promove encontros entre grandes escritores portugueses e brasileiros, assim como espetáculos de teatro, música, poesia, animação infantil e gastronomia entre muitos outros.

Martinho da Vila
Se quiser dar um salto ao MUDE pode apreciar exposições de design moderno e contemporâneo brasileiro.

Cerveja e petiscos à brasileira

O Museu da Cerveja, situado no Terreiro do Paço, vai também contribuir para esta sessão de abertura. “Abraço de sabores” é a criação do Museu para providenciar uma experiência gastronómica de atravessar o Atlântico. Pode degustar-se petiscos tipicamente brasileiros como o pastel de carne, kibe e pão de queijo, assim como portugueses, tal como o pastel de bacalhau e a salada de polvo. A cerveja não pode faltar, a escolha é extensa e conta com as saborosas cervejas brasileiras Brahma e Skol.

A esplanada do Museu da Cerveja terá, durante a tarde de sábado, animação de samba e pagode com música ao vivo a cargo do Grupo Alto Estima entre as 17h30 e as 21h00. Para mais informações ou para reservar o seu lugar Tel: 210 987 656 ou através do e-mail: reservas@museudacerveja.pt.

Um ano brasileiro

A iniciativa conta também com um concurso de fotografia para profissionais ou amadores. O projeto intitula-se “Uma Casa portuguesa com Certeza” e é uma homenagem de brasileiros e portugueses a Portugal. O concurso tem como objetivo criar correspondências visuais de fotógrafos dos dois países com base na típica casa portuguesa. Até junho de 2013 a iniciativa “Ano do Brasil em Portugal” tem agendadas diversas atividades em todos os campos culturais. Pode encontrar toda a informação no site Brasil em Portugal.

Extraído do sítio Escape

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.