1 de setembro de 2012

CONHECER ESCRITORES PELAS SUAS CASAS - Lina Santos


Descobrir os objetos preferidos de Fernando Pessoa, Camilo Castelo Branco, José Régio e Miguel Torga pode ser uma maneira de entender melhor as suas obras. E uma forma de conhecer o País.

Ler é uma viagem, mas também se pode viajar para conhecer quem escreve. Como? Entrando numa das várias casas-museus que albergam espólio e objetos pessoais, bem como armanezam vivências de quem ali escreveu. Quatro escritores portugueses conduzem o viajante pelo País: Fernando Pessoa, em Lisboa, Camilo Castelo Branco, em São Miguel de Seide, Miguel Torga, em Coimbra e José Régio em Portalegre.

No bairro lisboeta de Campo de Ourique, que foi morada de Pessoa nos últimos 15 anos da sua vida, encontra-se a Casa Fernando Pessoa, local onde se guardam alguns objetos, mobiliário e os cerca de 1200 títulos da biblioteca particular do autor e se 'reconstitui' o que terá sido o seu último quarto. Mas, mais do que uma casa-museu, nestes três andares vive-se e respira-se a obra de Pessoa e dos seus heterónimos. É aqui que se encontra também o Retrato de Fernando Pessoa, pintado por Almada Negreiros em 1954 para o café Os Irmãos Unidos (comprado por Jorge de Brito e posteriormente oferecido à Câmara Municipal de Lisboa).

A cerca de 350 quilómetros de Lisboa fica São Miguel de Seide (Vila Nova de Famalicão) e a casa onde viveu Camilo Castelo Branco nos seus últimos anos de vida. A história do autor de Amor de Perdição e Ana Plácido, passa pelas paredes desta casa, que ardeu em 1915 e foi transformada em museu em 1922. A construção foi bastante modificada nessa altura, uma vez que no rés do chão funcionava a escola primária de Seide. Recuperou o aspeto original nos anos 50. Foi mandada construir com o dinheiro amealhado por Pinheiro Alves quando viveu no Brasil (segundo a própria casa-museu). Atualmente pode ser vista a exposição "Livros Intervencionados" (com obras de Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas ou Manuel Patinha).

Em Coimbra pode ver-se a casa-museu Miguel Torga (ou deverá dizer-se do médico Adolfo Correia da Rocha...), local onde viveu após uma vida marcada por várias mudanças. Nasceu em Vila Real (é à planta transmontana torga que vai buscar o apelido para o seu pseudónimo literário), passou pelo seminário de Lamego, pelo Brasil e licenciou-se em medicina em Coimbra. Regressou à terra natal e ainda esteve em Leiria mas Coimbra seria a sua casa.

José Régio, cuja vida se repartiu entre Vila do Conde, onde nasceu, e Portalegre, onde deu aulas, a casa que acolhe o seu espólio reflete a sua maneira de viver e os seus interesses, sobretudo o colecionismo. Começou, por exemplo, por alugar apenas um quarto desta. À medida que ia necessitando de mais espaço, requisitava mais dependências.

Extraído do sítio Diário de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.