23 de setembro de 2012

DIÁRIO GRÁFICO DE UMA VIAGEM FEITA A PENSAR NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - Lucinda Canelas

O Aqueduto das Águas Livres (Cortesia: Instituto Moreira Salles)

Que se saiba, Landseer não escreveu sobre a viagem, mas desenhou. O seu "diário" da missão que negociou os termos em que Portugal e Inglaterra reconheciam o imperador D. Pedro está agora em Cascais.

A praia de Copacabana vista do Forte do Leme, praticamente sem casas, o Corcovado só com vegetação, a lagoa Rodrigo de Freitas rodeada de campos, um escravo chicoteado no tronco em praça pública, a última vista do porto do Rio de Janeiro como se alguém tivesse acabado de pegar fogo ao mar. E depois há Portugal, com os marinheiros e as sugestivas lavadeiras de Lisboa, o Convento de Mafra e o Mosteiro da Batalha, as cachoeiras de Sintra a antecipar as da Floresta da Tijuca, os camponeses da Madeira, as mulheres elegantes das ruas de Angra, e um barqueiro real chamado Francisco das Chagas. Charles Landseer registou tudo isto em 1825-1826 e guardou desenhos, aguarelas e esquissos num caderno que mais tarde lhe sairia das mãos para a biblioteca de um importante diplomata sem que o jovem artista britânico o pudesse evitar.

Um vaqueiro no sertão de 
Pernambuco Cortesia: 
Instituto Moreira Salles
"Para um historiador como eu, que estudou o Brasil na política e na economia, na sociedade, descobrir estes trabalhos de Landseer foi lindo, deixou-me verdadeiramente feliz", diz Leslie Bethell, especialista em história latino-americana e comissário da exposição Charles Landseer: desenhos e aguarelas de Portugal e do Brasil, 1825-1826, que abre hoje no Centro Cultural de Cascais e que junta a fundação portuguesa D. Luís I e o Instituto Moreira Salles, brasileiro, que desde 1999 tem o álbum do britânico na sua colecção. "Se fosse um historiador de arte teria muitas teorias sobre o traço e a cor em Landseer, mas não posso ignorar que ele é por vezes muito bom. Não é como o nosso Turner, claro, mas estas imagens têm grande valor documental e chegam a ser muito sedutoras."

Bethell, 75 anos, antigo director do Centre for Brazilian Studies de Oxford, fala com entusiasmo dos mais de 170 esquissos, desenhos, óleos e aguarelas desta exposição que fica em Cascais até 27 de Janeiro e que, segundo o administrador-delegado da Fundação D. Luís I, Salvato Teles de Menezes, faz "um travelling muito curioso pela cidade de Lisboa e os arredores na primeira metade do século XIX", mostrando ao mesmo tempo um "Brasil exuberante", sem nunca esquecer as pessoas. "É como um filme com quase 200 anos."

São as pessoas, explica Bethell no seu português solto, com um sotaque brasileiro delicioso, que mais parecem atrair o jovem Landseer, à data com 25 anos e que tinha recebido formação em casa e na Academia Real de Belas-Artes de Londres. Apontando para os marinheiros lisboetas e os escravos da Baía ou do Rio, Bethell explica porquê: "Ele sabe desenhar corpos - teve aulas de traço anatómico -, está muito atento às características dos vários tipos urbanos e sabe documentá-las, seja num desenho rápido de rua, seja numa aguarela que exige mais tempo."

Quem percorre a exposição fica com a sensação de que não há muitas diferenças de objectivos entre os esboços de Landseer e as fotografias que hoje tiramos com os nossos smartphones. "Ele quer prender na memória e no papel estas pessoas que vê." Sobretudo os escravos.

Um escravo a ser açoitado no Rio de JaneiroCortesia: Instituto Moreira Salles
Um artista em missão

A viagem de ida e volta de Landseer ao Brasil, passando por Portugal (Madeira e Açores incluídos) e pela ilha espanhola de Tenerife, é feita em contexto diplomático. O jovem passa 18 meses longe de casa fazendo mais de 300 desenhos e aguarelas (a maioria no Brasil) enquanto artista da missão de Charles Stuart, um dos mais experientes embaixadores britânicos, encarregue de negociar por parte de Portugal e da Grã-Bretanha o reconhecimento do recém-independente império do Brasil.

"A situação geopolítica era delicada", mas a Grã-Bretanha não perdia de vista os portos do Brasil e o dinheiro que poderiam render à coroa. Perante a invasão napoleónica de 1807, que levou à ida da corte portuguesa para o Brasil, em troca da renovação do acordo de protecção à dinastia dos Braganças, a Inglaterra exigira que Lisboa pusesse fim a um monopólio de três séculos sobre o comércio colonial e que abrisse os portos brasileiros a outras nações, explica o professor inglês. "Stuart veio mostrar a D. João VI que reconhecer a independência brasileira era inevitável", diz. Chegou a 25 de Março de 1825 e a 17 de Maio tinha autorização para representar Portugal nas negociações com o Brasil. O acordo em que D. João VI reconheceu o filho D. Pedro como imperador do Brasil é de 29 de Agosto."Nesta exposição vemos muitos escravos, desenhos que são documentos antropológicos. E isso tem uma explicação. Os ingleses exigiam ao imperador D. Pedro que acabasse com o tráfico de escravos, algo que só viria a acontecer 30 anos depois da missão de Stuart, e a situação em que os cativos viviam impressionou muito Landseer." É o diplomata que confisca ao artista o álbum de desenhos que o jovem tencionava usar como ponto de partida para uma série de pinturas (que se saiba fez apenas cinco, as duas sobreviventes estão também expostas) e que o Moreira Salles comprou na leiloeira Christie"s. "Imagino-o a deixar uma aguarela a meio e a dobrá-la no álbum, pensando: "Volto a isto mais tarde, num cavalete." Pouca sorte."

Cortesia: Instituto Moreira Salles
A actual exposição, que faz parte do programa do Ano do Brasil em Portugal, foi já mostrada, com diferenças, em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro, onde a presidente da Espírito Santo Cultura, Maria João Bustorff Silva, a viu em 2010, sugerindo depois a sua apresentação na Europa. Bethell, que continua a tentar levá-la ao Reino Unido, sonha agora que algum visitante reconheça nos desenhos uma pintura que tem em casa: "Seria maravilhoso. Tão maravilhoso como vir viver a minha aposentadoria para Cascais."

Extraído do sítio Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.