19 de setembro de 2012

EXPOSIÇÃO SOBRE O TEMA GAÚCHO

De 18 de setembro a 28 de outubro no MARGS. Trânsitos da Iconografia Sul-Rio-Grandense está integrada às comemorações dos festejos farroupilhas.


A exposição será nas galerias João Fahrion e Iberê Camargo, no 2º andar do Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), com entrada gratuita. No total são apresentadas 60 obras, de 29 artistas com temas sobre o gaúcho e a Revolução Farroupilha.

Integrado às comemorações dos festejos farroupilhas, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli realiza a exposição Trânsitos da Iconografia Sul-Rio-Grandense, de 18 de setembro a 28 de outubro, nas galerias João Fahrion e Iberê Camargo, no 2º andar do MARGS, com entrada gratuita.


A curadoria é de José Francisco Alves, Curador-Chefe do MARGS, e tem por objetivo mostrar trabalhos cujos autores fixaram-se na representação da figura do gaúcho e sua paisagem, com obras realizadas do final do séc. XIX aos tempos recentes. A mostra tem seu núcleo no acervo do MARGS, dando sequencia à política adotada desde o início de 2011, que sistematicamente busca cumprir o objetivo primeiro do museu: mostrar a sua coleção.


Em Trânsitos da Iconografia Sul-Rio-Grandense persiste o espírito de parceria institucional entre o MARGS e outras instituições culturais, com a apresentação de algumas peças de coleções públicas e privadas, pertencentes ao Museu Júlio de Castilhos, Badesul e City Hotel.

Seguindo o exemplo da exposição atual — Economia da Montagem, Monumentos, Galerias, Objetos — também nessa mostra haverá a exibição de peças que não são obras de arte, como lanças do acervo do Museu Júlio de Castilhos, que pertenceram ao corpo do exército farroupilha, chamado de Lanceiros Negros. Tal procedimento — a presença desses objetos relativos ao tema da exposição — visa o diálogo com as esculturas, pinturas, gravuras, fotografias e desenhos, de forma a enriquecer o contexto dessas obras de arte.

Extraído do sítio Conhecendo Museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.