27 de setembro de 2012

JOSÉ LUIS PEIXOTO REVELA UM OUTRO PORTUGAL NO ENCONTRO LITERÁRIO - Danielle Ferreira

O escritor português José Luís Peixoto foi o convidado especial desta quarta na Feira do Livro, em encontro mediado por Amarilis Tupiassu. Foto:Elza Lima/Secult


Considerado um dos escritores de maior destaque na atualidade, o português José Luís Peixoto foi o convidado desta quarta-feira (26) do Encontro Literário, dentro da programação da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro. Aos 38 anos, José Luis Peixoto tem uma trajetória invejável no universo da literatura, sendo autor de romances, poesias, prosa, obras de teatro e textos para música, em diversos gêneros. O bate papo com o público teve a mediação da professora Amarílis Tupiassu.

Nascido no povoado de Galvéias, na região do Alto Alentejo, centro sul de Portugal, José Luís Peixoto faz parte de uma geração pós-revolucionária. O 25 de abril, a chamada Revolução dos Cravos, foi com certeza o grande estopim inspirador para vários escritores portugueses e José Luis Peixoto não fugiu a essa regra, porém evidenciando a criatividade de um escritor que cresceu em um país já liberto de uma ditadura de quase meio século.

José Luis Peixoto tem uma trajetória invejável no universo da literatura, sendo autor de romances, poesias, prosa, obras de teatro e textos para música. Foto: Elza Lima/Secult

O processo de libertação portuguesa do regime ditador de Antônio Salazar acrescentou à obra de José Luis Peixoto a ousadia necessária para revelar um Portugal ainda não conhecido. “Sou de uma geração que não viveu a revolução, mas é impossível esse fato não fazer parte da minha vida. A minha realidade está muito presente no que eu escrevo, e Portugal é minha matéria principal, aquilo que ainda não foi dito sobre Portugal”, disse o escritor.

Durante uma hora e meia, José Luis Peixoto relatou ao público sua forma de interagir na literatura e aos poucos foi revelando sua maneira de pensar e escrever sob a ótica de um escritor contemporâneo. Neto de avós analfabetos, o escritor começou a ler com as bibliotecas itinerantes que percorriam as pequenas cidades de Portugal. Com a obra “Morreste-me”, um monólogo sobre a morte, fez sua estréia na literatura e, de lá pra cá, não parou mais de publicar obras, transitando em vários gêneros. José Luís Peixoto tem publicados oito livros de romance, três de poesia e alguns textos para o teatro. A "Mãe Que Chovia" é dedicado ao público infantil. Após o encontro, José Luis Peixoto autografou alguns de seus livros no Ponto do Autor.

Nesta quinta feira, 27, o Encontro Literário recebe o poeta, prosador, artista gráfico e editor matogrossense, Joca Terron. A programação acontece no Auditório Dalcídio Jurandir, às 19 horas. 

Extraído do sítio Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.