21 de setembro de 2012

MUSEU PARANAENSE COMPLETA 136 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL


Para comemorar os 136 anos de existência do Museu Paranaense, uma programação especial será realizada de 23 a 29 de setembro. Debates, abertura de exposição, visitas guiadas e apresentação musical, com entrada gratuita, marcam o aniversário do terceiro museu mais antigo do Brasil.

No domingo, 23 de setembro, ocorre a abertura da Semana do Museu Paranaense, com apresentação da Big Belas Band, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), às 11 horas. Nesse dia haverá visitas guiadas, das 12 às 15 horas, com funcionários caracterizados com roupas de época.


Ainda no dia 23 será aberta a exposição “O Mundo do Trabalho”, que apresenta uma reflexão sobre as diferentes formas de afazeres, passando pela divisão social do trabalho, entre intelectual e braçal, feminino e masculino, rural e urbano, e infantil. Além disso, nesse mesmo dia, das 12 às 14h, ocorre a palestra “Um Olhar para o Museu Paranaense”, com professor Cláudio Ogliari e convidados.

Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, das 14 às 17 horas, ocorrem três mesas redondas. No dia 25 será abordado o tema “Origem e extinção da megafauna pleistocênica na América do Sul”, com o palestrante Fernando Sedor e a debatedora Cláudia Parellada. No dia 26 o assunto é “Museus contra a violência urbana”, com o palestrante Rhodrigo Deda e o debatedor Guilherme Durães. Já no dia 27 “A função social dos Museus” será discutida pela palestrante Vilma Chiara e pela debatedora Márcia Kersten.

Durante toda a semana serão oferecidas visitas guiadas às exposições, sempre das 11h30 às 13h30. A programação integra a Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.

Um pouco de história

No Museu Paranaense estão objetos raros, dentre os 400 mil itens que compõem o acervo. Lá é possível encontrar uma grande quantidade de artefatos indígenas, documentos, telas, objetos, fotos, livros e uma coleção de moedas, cédulas e medalhas doada pelo antigo Banco do Estado do Paraná.

Abriga ainda o acervo adquirido do extinto Museu Coronel David Carneiro, com mais de cinco mil itens, entre peças de mobiliário, obras de arte, livros, documentos, numismática, ferramentas, utensílios, porcelanas, indumentária e armaria, que ajudam a contar a história dos conflitos militares ocorridos no Estado.

Além das exposições rotativas e dos cursos e palestras que realiza, o Museu Paranaense apresenta mostras de longa duração, como o acervo de Vladimir Kozák, naturalista tcheco que viveu em Curitiba entre 1928 e 1979. A exposição é composta por pinturas, desenhos, aquarelas, fotografias, filmes e documentos que retratam os índios do Paraná e do Brasil, e pelos objetos de uso pessoal do artista.

No Pavilhão da História do Paraná, uma linha do tempo com os acontecimentos que vão da pré-história até o início do século 20 mostra a integração dos imigrantes ao nosso Estado.

Serviço: 136 anos do Museu Paranaense

Dia 23 de setembro
Apresentação da Big Belas Band, às 11 horas.
Abertura da exposição “O Mundo do Trabalho”
Visitas guiadas com funcionários caracterizados com roupas de época, das 12 às 15h.
Palestra “Um Olhar para o Museu Paranaense”, com professor Cláudio Ogliari e convidados, das 12 às 14h.

Dias 25, 26 e 27 de setembro
Mesa-redonda, das 14 às 17 horas.

Visitas guiadas das 11h30 às 13h30, durante toda a semana.

Durante toda a semana serão oferecidas visitas guiadas às exposições, sempre das 11h30 às 13h30.

Museu Paranaense: Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba/PR - Terça a sexta-feira das 9h às 18h. - Sábado e domingo das 10h às 16h. - Entrada gratuita. 
Mais informações: (41) 3304-3300. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.