12 de setembro de 2012

NATUREZA, HISTÓRIA E ARTE LEVAM O MUNDO A PARATY

Com rico patrimônio preservado, município ampliou diálogo com manifestações artísticas, investiu em infraestrutura e construiu intenso calendário de eventos.

Rio - Em uma das regiões mais bonitas do Brasil, cercada de Mata Atlântica e com rico patrimônio histórico preservado, Paraty recebe visitantes do mundo todo. Atrativos naturais se somaram às tradições e à capacidade do município de ampliar o diálogo com a arte: o resultado é extenso calendário de eventos culturais. Para melhor abrigar seus moradores e hospedar seus turistas, nos últimos oito anos, o que não faltou foi investimento em melhorias na infraestrutura.

Quem visitar Paraty em qualquer mês encontrará eventos turísticos, de tradição religiosa, música, literatura ou artes visuais ou manifestações indígenas e quilombolas. Há atrações nacional e internacional, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o Festival de Jazz Bourbon, o Festival Internacional de Música Latina e o Paraty em Foco, evento internacional de fotografia, além das tradicionais festas do Divino Espírito Santo e da Padroeira Nossa Senhora dos Remédios. Todos são patrocinados ou apoiados pela Prefeitura de Paraty. Em agosto, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, por exemplo, atraiu milhares.

No Centro Histórico, a beleza da arquitetura colonial preservada no município, que atrai turistas do Brasil e do mundo: pousadas, não faltam | Foto: Divulgação

Próximos eventos

No próximo dia 26, está previsto o início do Festival Paraty em Foco, um dos eventos internacionais de fotografia mais importantes do Brasil. O Paraty em Foco terá ainda treze encontros com profissionais reconhecidos e consagrados mundialmente.

Deslocamento facilitado no município

O município melhorou o deslocamento de moradores e turistas. Nova e maior ponte liga o Pontal ao Centro Histórico. A Av. Otávio Gama, que margeia o Rio Perequê-Açu, passou por reforma e à margem do curso foram construídas calçadas e ciclovias. Já a Av. Roberto Silveira, principal da cidade e que dá acesso ao Centro Histórico, recebeu novos calçamentos, asfalto e equipamentos urbanos, além de moderno projeto paisagístico, com jardins, árvores e iluminação. ais de 20 workshops práticos e teóricos.

No mês que vem, é a vez do Festival Internacional de Cinema de Paraty, que ocorre pela 5ª vez na cidade e já levou célebres filmes do cinema nacional e internacional para o Centro Histórico. No fundo da Baía da Ilha Grande, Paraty tem orla diversificada, com mais de 300 praias e 65 ilhas. O município também é muito preservado, e tem cinco unidades de conservação da Mata Atlântica, onde estão localizadas centenas de cachoeiras, incluindo o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Infraestrutura bem-cuidada

Nos últimos oito anos, a Prefeitura de Paraty se empenhou na realização de obras que deram nova cara à cidade. Entre as melhorias voltadas ao turismo, está a área onde são realizados a Flip e outros eventos.

Conhecida como Areal do Pontal, o local foi reurbanizado, com calçamento e ciclovia na margem do Rio Perequê-Açu, além de estacionamento. Foram construídas quadras de areia para futebol e outros esportes e novo projeto paisagístico, que incluiu bancos, vegetação e iluminação. Bem perto dali, a Praia do Pontal também foi totalmente modernizada.

Extraído do sítio O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.