28 de setembro de 2012

PÚBLICO LOTA O HANGAR PARA OUVIR ARIANO SUASSUNA NO ENCONTRO LITERÁRIO - Danielle Ferreira

Mais uma vez Ariano Suassuna lotou o auditório do Hangar durante sua participação na Feira do Livro. Foto: Everaldo Nascimento/Os Pará 2000

Um encontro mais que literário. O auditório Dalcídio Jurandir ficou pequeno para acomodar tantos admiradores do escritor paraibano Ariano Suassuna, o convidado desta segunda-feira (24) na programação do “Encontro Literário” da XVI Feira Pan Amazônica do Livro. Esta foi a quarta vez que Ariano Suassuna participou do evento literário em Belém. Com seu carisma, simpatia e sua língua afiada, o escritor agradeceu humildemente o convite para estar na Feira Pan-Amazônica, atribuindo aos paraenses o prazer da sua presença. “Eu sempre fui muito bem tratado aqui em Belém. Os paraenses gostam de mim como eu gosto deles. Eu fico muito grato em ver na plateia jovens que vêm até aqui ouvir um velho de 85 anos. É gratificante”, disse o escritor.

Adolescentes, jovens, adultos e idosos. Ariano Suassuna reuniu um público de todas as idades. Felipe Sendas, 22 anos, é estudante de jornalismo. O interesse pela obra de Suassuna começou com as adaptações para o cinema. Foi o começo de uma relação entre mestre e aprendiz. “Ele é um dos maiores escritores brasileiros e com certeza, um dos melhores do mundo. Escreve com muita riqueza sobre o universo popular, do cidadão simples. É fascinante sua obra”, destacou o estudante.

O escritor paraibano veio pela quarta vez à capital paraense e falou da semelhança entre a literatura portuguesa e brasileira. Foto: Everaldo Nascimento/Os Pará 2000

Durante uma hora e meia, Ariano Suassuna falou ao público sobre vários aspectos da literatura universal, indo de Kant a Dostoiévski, e ressaltando com grandiosidade e explícita admiração, escritores nem tão conhecidos como ele. Como exemplo o escritor lançou mão da literatura de cordel, que segundo ele possui uma refinada criatividade para retratar o mundo. “Eu sou um grande amante da literatura popular. Ela possui uma oralidade admirável e uma composição refinada e única”, ressaltou Suassuna.

Sobre a relação entre brasileiros e portugueses, Ariano Suassuna afirma que “não existe semelhança e sim uma coisa só”. Amante declarado da língua portuguesa, o escritor, que teve como seu primeiro inspirador o filósofo Aristóteles, atribui aos portugueses a riqueza do idioma. “Quando Fernando Pessoa afirmou minha pátria é a língua portuguesa ele tinha razão. São os portugueses os pais da nossa língua. Eu agradeço por ter nascido brasileiro, falar esse idioma, que possui uma musicalidade inigualável. Se eu tivesse nascido na Alemanha com certeza seria mudo, nunca iria aprender aquele idioma”, brinca o escritor.

Ariano também autografou suas obras no Espaço do Autor
Após o bate papo, Ariano Suassuna participou da sessão de autógrafos, no Ponto do Autor, espaço onde o escritor autografa suas obras. A professora Vera Sarmento acompanhou a programação no auditório e ao final aproveitou para pedir uma dedicatória ao escritor no exemplar adquirido na feira. “É maravilhoso conhecer a obra do Ariano e poder estar frente a frente com ele nesse bate papo que foi muito enriquecedor”, afirmou. Nesta terça feira, 25, o Encontro Literário recebe o escritor carioca Paulo Sergio Valle. O bate papo terá mediação do jornalista Tito Barata e acontece às 19h no auditório Dalcídio Jurandir.

Extraído do sítio Governo do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.