21 de setembro de 2012

QUANDO DORIVAL CAYMMI E JORGE AMADO FORAM PARCEIROS

Dorival Caymmi e Jorge Amado

A música “Retirantes” ficou imortalizada na trilha da novela Escrava Isaura, com sua música negra e seus versos fortes. “Vida de negro é difícil, é difícil como o quê”. 

Os autores? Dois imortais: Dorival Caymmi e Jorge Amado. "Retirantes" é uma das muitas parcerias entre os dois, lembra o blog Universo Amado, um dos trabalhos de conclusão do curso de Jornalismo deste semestre, no Centro Universitário Jorge Amado-Unijorge.

"O que pouca gente sabe é que a música, na verdade, foi composta para a trilha da peça Terras do Sem Fim, adaptação da obra homônima do escritor baiano", relatam as estudantes Amanda Paula e Mila Marinho, autoras do blog.

O fato de a trilha ser de Caymmi para a peça foi uma reivindicação de Jorge, conta Zélia Gattai no livro “Um chapéu para viagem”.

“Jorge tinha uma única reivindicação: que as músicas fossem de Dorival Caymmi, disso não abria mão. Jorge e Caymmi eram — e são amigos fraternos, e tinham uma composição feita de parceria: É Doce Morrer no Mar. Jorge mesmo entraria em contato com o compositor, para acertar os detalhes".

A composição aconteceu no sítio da família Amado, segundo relatos de Zélia.

“As músicas pouco a pouco foram surgindo, cada qual mais linda do que a outra. Uma cantiga de cego, para a abertura da peça: “Eu vou contar uma história, uma história de espantar…” Um canto de trabalho: “Vida de negro é difícil / é difícil como o quê…” Um ponto de candomblé: “Pai Jeremia / o meu pai-de-santo / meu pai…” Todas elas compostas entre risadas e alegria, muito frango e pato assado, ovos em profusão”.

As letras eram de Jorge e a música de Caymmi, sempre embaladas pela voz do compositor, visto que o escritor admitia: não sabia cantar.

Amigos e companheiros, os dois fizeram outras parcerias como “Beijos pela noite” e “Modinha para Tereza Batista”.

Extraído do sítio Tribuna da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.