7 de setembro de 2012

SELOS HOMENAGEIAM POETAS PORTUGUÊS E BRASILEIRO


Os CTT - Correios de Portugal e a ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançam esta sexta-feira uma emissão conjunta com dois selos que homenageiam os poetas Fernando Pessoa e Cruz e Sousa, e as respectivas obras Mar Português e Ser Pássaro.

A emissão é apresentada no Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, às 17h, frente à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na presença dos ministros português dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas, e brasileiros das Relações Exteriores António de Aguiar Patriota e da Cultura Ana de Hollanda, dos presidentes dos CTT Francisco de Lacerda e da ECT Wagner Pinheiro, e dos comissários do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal Miguel Horta e Costa e António Grassi.

A emissão assinala a abertura do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, que decorre até 10 de junho de 2013, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Os selos, com valor facial de 0,80 euros na emissão portuguesa (e de 2 reais no Brasil) apresentam retratos em aguarela dos dois poetas, com versos dos poemas Mar Português, da obra de Fernando Pessoa, Mensagem, e Ser Pássaro, de O Livro Derradeiro, de Cruz e Sousa. A autoria dos selos é do atelier Acácio Santos e da Excentric, com design da Folk Design. A tiragem em Portugal é de 270 mil selos.


Os dois selos incluem ainda a referência à 21ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira – Lubrapex, a mais antiga mostra filatélica bilateral do mundo, que se realiza em São Paulo, nos dias 10 a 18 de novembro.

As obliterações de primeiro dia decorrem nas estações de Correio dos Restauradores, Lisboa, Município, Porto, Zarco, Funchal, e Antero de Quental, Ponta Delgada.

O «Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal» visa transmitir a ambos os povos a verdadeira imagem dos dois países, promovendo a cultura e fomentando os laços comerciais e estreitando os vínculos entre as sociedades civis.

Os conteúdos dos selos podem ser vistos em realidade aumentada, acedendo ao site http://www.cttfilatelia.com/anoportugalbrasil.

Extraído do sítio Barlavento Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.