10 de setembro de 2012

TODAS AS LUZES PARA A LITERATURA

De 10 a 15 de setembro, 31ª Semana Literária e Feira do Livro do SESC-PR percorre 21 cidades do Estado e aposta em programação diversa.

Cristóvão Tezza (foto) e Alberto Mussa entre os convidados da Semana Literária (foto: Divulgação)

Aproximar a literatura, a leitura e o livro das pessoas em seu cotidiano. Este é o principal objetivo da Semana Literária e Feira do Livro do SESCPR, que em 2012 chega a sua 31ª edição, percorrendo simultaneamente 21 cidades paranaenses e se consolidando como o maior evento de literatura do Estado. De hoje a 15 de setembro, dezenas de escritores, educadores, críticos e jornalistas participarão das mais variadas atividades: são mesas-redondas, palestras, seminários, cafés literários, lançamentos, sessões de autógrafos e de contação de histórias, que pretendem estimular e aprofundar o debate em torno do livro e da leitura no Brasil.

Em Curitiba, o evento ganhou área pública e vai acontecer na Praça Santos Andrade, no centro da cidade. Por aqui, essa grande festa em torno do livro e da literatura será realizada pela primeira vez em parceria com a Universidade Federal do Paraná, resultando na Semana Literária e Feira Universitária do Livro.

Para 2012 temos várias novidades, a começar por esse meio de comunicação, que vai divulgar todas as atividades, em cada cidade, e ao mesmo tempo assumir o papel de “memória” do evento. Estamos falando do site, totalmente novo, criado para a Semana Literária & Feira do Livro. Ele vai dar a noção exata dos acontecimentos pelo Paraná. Teremos entrevistas com os autores, notícias, galeria de convidados, podcasts e muito mais.

A capacidade ou necessidade de a literatura recriar-se e reinventar-se é a questão que norteia a curadoria do evento este ano, assinada pelo editor do Jornal Rascunho e diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira. “O desafio não é encontrar respostas definitivas, mas ampliar uma reflexão das mais significativas: o que a lentidão, a reflexão, o recolhimento, o silêncio da literatura podem fazer para ampliar seu espaço num mundo invadido pela imagem, interatividade e novidade”, reflete o curador.


O autor homenageado da edição é o contista curitibano Dalton Trevisan, laureado em maio deste ano com o Prêmio Camões, a mais alta condecoração literária da Língua Portuguesa no mundo. Trechos de suas obras farão parte de uma série de leituras realizadas pelos escritores convidados do evento, uma das novidades da Semana Literária 2012.

Outra novidade é a criação de um hotsite exclusivo, que, além de divulgar todas as atividades programadas para cada cidade, também funcionará como uma espécie de memória do evento, reunindo notícias, entrevistas com autores, galeria de imagens, podcasts e muito mais. 

Extraído do sítio Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.