16 de setembro de 2012

VENEZUELA PEDIRÁ RECONHECIMENTO DE NOVA CÁDIZ COMO PATRIMÔNIO MUNDIAL


Caracas - O Instituto de Patrimônio Cultural (IPC) da Venezuela junto a outras instituições, estuda postular as ruínas de Nova Cádiz, na ilha de Cubagua, estado de Nova Esparta, como Patrimônio Cultural da Humanidade, segundo o divulgado hoje aqui.

Uma representação da Direção técnica de zonas costeiras do Ministério para o Ambiente e membros do gabinete cultural do estado de Nova Esparta realizaram durante dois dias, um encontro para revisar os documentos elaborados para apresentar a proposta.

Para que seja aprovada a iniciativa, devem ser cumprir as normas estabelecidas na Convenção de Patrimônio Mundial, tratado internacional aprovado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a oficialização da nomeação a esse respeito.

Segundo uma nota de imprensa do IPC, a especialista da instituição, Fabiola Velasco, detalhou no evento as diretrizes exigidas pela Convenção para que qualquer proposta seja avaliada e levada em conta.

O comunicado destaca que Nova Cádiz de Cubagua possui valores materiais e imateriais excepcionais de destacada importância para as gerações presentes e futuras de toda a humanidade.

"A lista indicativa é um inventário que os estados membro da convenção devem apresentar ao postularem os possíveis bens patrimoniais que podem ser elevados à categoria de patrimônio mundial", expressou Velasco.

Os participantes decidiram seguir trabalhando sobre esta importante iniciativa de interesse nacional tendo em conta os apontamentos realizados pelos especialistas.

"Postular Nova Cádiz de Cubagua implica fundamentalmente uma construção coletiva de todos os valores históricos, sociais, culturais e patrimoniais que esse lugar reúne, com a participação de todos os atores sociais", disse o presidente do IPC, Raúl Grioni.

Nova Cádiz de Cubagua foi um dos primeiros assentamentos coloniais do império espanhol e se converteu na primeira unidade de exploração de um recurso natural na América a partir de 1498.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.