24 de setembro de 2012

VER-O-RESO GANHA SITE A PARTIR DO DIA 25


A partir do dia 25 de setembro, a maior feira livre da América Latina ganhará um site. O Mercado do Ver-o-Peso, em Belém do Pará, celeiro de riquezas nacionais, ganhará o Ver-o-Site, a página oficial na web do mercado que fica na Cidade Velha, às margens da baía do Guarajá. O site será uma ferramenta para divulgar as atividades do local e seus produtos, histórias e memórias, tanto nacionais quanto internacionais. Além disso, o espaço virtual ajudará a proteger as referências culturais que mantém o mercado vivo e encanta moradores e visitantes de Belém.

Neste ano, em trabalho conjunto entre Casa de Memória da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (IPHAN-PA), Associação Fotoativa e trabalhadores do Ver-o-Peso, foi detectada a necessidade de um espaço na rede mundial de computadores para a divulgação das atividades no Ver-o-Peso. Essa ação se efetivou junto as Rede Casas do Patrimônio Pará, que reúne um conjunto de instituições atuantes na área do patrimônio cultural.

O site traz uma variedade de recursos que encantam os internautas que passam a fazer parte do mercado fazendo, por exemplo, uma visita virtual por todos os setores do Ver-o-Peso. Também estarão na página na Internet uma galeria de fotos atuais e antigas e um fórum sobre mercado. Os visitantes terão ainda contato direto com os trabalhadores do Ver-o-Peso na troca de receitas, informações e fotos de suas barracas.

Inagurado em 1625 no antigo porto do Pirí, o Ver-o-Peso sofreu modificações ao longo do tempo para se adaptar às necessidade e gostos da Belle Époque, período de cultura cosmopolita na história da Europa que se iniciou no fim do século XIX e durou até a eclosão Primeira Guerra Mundial, em 1914. O mercado integra um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 25 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas. Algumas delas são a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo, o Mercado da Carne, o Mercado de Ferro, a Praça do Pescador, a Praça do Relógio e o Solar da Beira. O conjunto foi tombado pelo IPHAN em 1997.

Extraído do sítio do Iphan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.