24 de setembro de 2012

VILA RICA ONLINE

Todo o acervo da Câmara de Ouro Preto até o século XIX deve chegar à Internet ainda este ano.


Vila Rica nasceu em meio à prosperidade do ouro, em 1711. O arraial que se tornaria a cidade de Ouro Preto foi capital de Minas Gerais e palco da Inconfidência Mineira. Tantos acontecimentos históricos acabaram sendo registrados em documentos, muitos deles produzidos pela Câmara da cidade. Em agosto, os historiadores tiveram uma boa notícia: todo o acervo colonial da Câmara foi publicado em versão digital no site do Arquivo Público Mineiro (APM). Até o fim do ano, o restante dos documentos do século XIX também estará na Internet. Serão mais de 350.000 páginas.

Segundo Pedro Brito Soares, diretor de conservação de documentos do APM, as Câmaras de outras cidades, como Tiradentes e São João del-Rei, devem seguir o mesmo caminho. “Não estamos selecionando, vamos colocar todos os documentos. Agora não será mais preciso vir até o arquivo para pesquisá-los”, afirma Soares.

Tarcísio de Souza Gaspar é um dos historiadores que aplaudem a medida. “Para mim vai ser ótimo, porque essa documentação é fundamental. Ficou muito tempo esquecida, mas nos últimos 20 anos a historiografia começou a dar valor à documentação administrativa, que inclui, por exemplo, o pagamento de foro, um imposto para os proprietários de terra”, afirma o professor de História do Instituto Federal Sul de Minas Gerais. 

Saiba Mais - Arquivo Público Mineiro: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/

Extraído do sítio Revista de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.