17 de setembro de 2012

ZONA SUL DE PORTO ALEGRE TERÁ TERMINAL HIDROVIÁRIO

Atualmente, o trajeto da Zona Sul até o Centro leva, em média, 25 minutos com a novidade a duração cairá para 11 minutos.


O convênio para a implantação de um terminal da Hidrovia Porto Alegre-Guaíba, no bairro Cristal, próximo ao Barra Shopping Sul, foi assinado nessa quinta-feira, 13, na Capital. O compromisso foi firmado entre a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP) e a Prefeitura de Porto Alegre. Atualmente, o cidadão que pega um ônibus da Zona Sul até o Centro leva, em média, 25 minutos de viagem. Dentro de dois meses, a duração cairá para 11 minutos com a utilização do transporte hidroviário.

"Dez meses se passaram desde que lançamos a travessia hidroviária, um antigo anseio das duas cidades. Desde então, cerca de 600 mil pessoas já utilizaram o transporte, que nos finais de semana, virou passeio turístico. Hoje, com esta nova opção na Zona Sul, estamos reafirmando a importância do modal para Porto Alegre como rápido, confortável e acessível", declarou o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), Luiz Carlos Busato.

Busato destacou, ainda, que a obra é uma variante do sistema integrado que o Estado, por meio da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), pretende promover. "Estamos buscando também novas alternativas para otimizar as vias de ligação entre os municípios. A interoperabilidade, por meio do Bilhete Único, é uma meta de Governo e estamos avançando a passos largos. Para isso, já contratamos uma plataforma tecnológica de ponta, como base para um novo sistema de gestão, fiscalização e informação", destacou o superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

As instituições públicas preveem, ainda, a construção de dois píeres na Ilha da Pintada. Para o executivo municipal a iniciativa, além de facilitar a vida dos usuários de transporte público com o desafogamento do trânsito na região, valorizará outros pontos turísticos da Capital.

O embarque no Bairro Cristal estará disponível em apenas alguns horários e o valor da tarifa será de R$ 5. O valor da passagem normal é de R$ 7,25. Estão envolvidos nesse processo a Secretaria Municipal de Transportes, a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) e a concessionária Catsul. 

HORÁRIOS:
Sentido Porto Alegre-Guaíba: 10 horas, 14 horas, 16 horas, 20 horas
Sentido Guaíba- Porto Alegre: 09h30, 11h30, 15h30, 19h30

Extraído do sítio GAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.