13 de outubro de 2012

ACADÊMICA CLEONICE BERARDINELLI LANÇA O LIVRO "FERNANDO PESSOA - ANTOLOGIA POÉTICA"

A Acadêmica Cleonice Berardinelli lançou dia 10 de outubro, quarta-feira, a partir das 17 horas, o livro Fernando Pessoa – Antologia Poética, no Real Gabinete Português de Leitura. Trata-se de uma coletânea do que existe de mais importante na produção do poeta, organizada por sua maior especialista, responsável também pela apresentação e pelos ensaios redigidos por ela ao longo de mais de 50 anos de estudos dedicados à poesia e literatura portuguesas.


Aos 96 anos de idade, dos quais mais de cinco décadas foram dedicadas ao estudo do poeta português, a escritora produziu a coletânea que abrange quase 20 anos de produção poética de Fernando Pessoa e seus principais heterônimos (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis). O livro que será lançado é o segundo da “Coleção Cleonice Berardinelli”, editada pela Casa da Palavra. Este ano, também pela mesma editora, ela lançou a antologia Gil Vicente: autos,sobre o dramaturgo, considerado o pai do teatro português. Ele também foi músico, ator e poeta.

“Organizar uma antologia não é tarefa fácil, ainda mais se o poeta em questão é Fernando Pessoa, que não é um, mas vários. Esta edição buscou, na medida do possível, escolher poemas que dialogassem entre si, a dar conta das várias posições em que se situa o poeta ao enfocar um único ponto. Buscou-se, além disso, selecionar composições de todos os momentos de uma produção que abrange cerca de vinte anos e na qual se reconhece que não houve evolução, mas viagem”, afirmou Cleonice Berardinelli.

Saiba mais

Eleita para a Cadeira nº 08 da ABL, em substituição a Antonio Olinto, Cleonice Berardinelli tomou posse no dia 05 de abril de 2011. Especialista em Luís de Camões e Fernando Pessoa, ela é também professora emérita da UFRJ e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Desde 27 de novembro de 1975, é Acadêmica correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, classe de Letras. Exerce ainda a atividade de pesquisadora do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Entre as suas principais obras estão Estudos camonianos, de 1973 e ampliada em 2000;Obras em prosa: Fernando Pessoa, de 1986; A passagem das horas de Álvaro Campos, de 1988; Poemas de Álvaro Campos, impressa em Lisboa em 1990; Fernando Pessoa: outra vez te revejo..., de 2004, e Gil Vicente: autos, deste ano.

Extraído do sítio Academia Brasileira de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.