15 de outubro de 2012

ISRAEL É "POTÊNCIA NUCLEAR DESCONTROLADA", DIZ GUNTER GRASS


O prémio Nobel da Literatura Gunter Grass atacou Israel novamente hoje, qualificando o país de "potência nuclear descontrolada" e de "força de ocupação", numa emissão da rádio pública alemã NDR. 

O escritor, que foi declarado 'persona non grata' em Israel na passada primavera por um poema em que criticava a posição israelita em relação ao dossier nuclear do Irão, afirmou hoje que "Israel é uma potência nuclear descontrolada". 

"Várias resoluções das Nações Unidas não foram aplicadas. Israel é uma força de ocupação e durante anos roubou terras, despejou moradores e considerou-os como cidadãos de segunda. Há aspectos racistas em Israel", adiantou. 

Gunter Grass disse que aquela situação o entristecia e que devia entristecer "todos os amigos de Israel, como entristece muitos israelitas". O romancista, de 84 anos, afirmou continuar a considerar-se "amigo de Israel" e disse que para ele, abster-se de criticar o país, é "uma nova forma de antissemitismo". 

Em abril, Gunter Grass escreveu um texto intitulado "o que deve ser dito", no qual considerava que Israel se arriscava a por em perigo a paz mundial com um ataque ao Irão devido ao seu programa nuclear. 

Esta tomada de posição valeu-lhe grande quantidade de críticas na Alemanha e no estrangeiro e Israel proibiu a sua entrada no país. O escritor admitiu hoje que deveria ter precisado que o seu poema visava o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e não o Estado de Israel. "Foi descuidado (...) Estou pronto a mudar isso", disse. 

Extraído do sítio SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.