12 de novembro de 2012

AUTO-RETRATO DE ZINAIDA SEREBRIAKOVA EXPOSTO EM LEILÃO - Armen Apressian


A Casa de Leilões Esmalte Russo apresentou em 8 de novembro em Moscou obras-primas da arte da Rússia e da Europa ocidental, que estarão no centro da próxima hasta pública.

A exposição inclui obras de pintura e artes gráficas, artigos de porcelana e de vidro, ícones, artigos de prata, de esmalte e de joalharia. Uma pérola da coleção é, sem dúvida, um Auto-Retrato de Zinaida Serebriakova, uma das primeiras mulheres russas que entrou na história da pintura.

“Esta obra foi pintada em 1922, antes de Serebriakova ter emigrado da Rússia, - disse à Voz da Rússia a perita de Seção de Artes Gráficas e de Pintura da Casa de Leilões, Ekaterina Tchesnova. – Tais obras são bastante raras no mercado e apreciadas mais do que os quadros pintados no estrangeiro. O Auto-Retrato tem uma origem excelente – provém da famosa coleção do professor Lev Loytsianski, fundador da cátedra de dinâmica de fluidos da Universidade Politécnica de São Petersburgo.”

São conhecidos muitos auto-retratos de Zinaida Serebriakova. Na opinião de Ekaterina Tchesnova, o quadro representado na exposição pode ser qualificado como obra-prima da talentosa pintora russa, o que condiciona seu preço preliminar relativamente alto – mais de 400.000 euros.

“Atualmente, no mercado de antiguidades, assiste a uma calmaria em relação a artigos maciços e de médio valor, - destaca o diretor da Casa de Leilões, Vladimir Labazov. – Mas as obras de alto nível sempre têm grande procura. Esperamos que o quadro de Serebriakova obtenha seu admirador, porque tais obras são raramente encontradas no mercado.”

Não menor interesse terá entre os visitantes da exposição um retrato de atora, pintado a lápis em 1917 por Yuri Annenkov, um dos mais notáveis artistas da vanguarda russa. Naquele ano o pintor e gráfico russo entrou no World of Art, que exerceu uma enorme influência no desenvolvimento da pintura russa do século XX.


Neste retrato gráfico, Annenkov demostrou uma técnica virtuosa, combinando diferentes maneiras representativas e estilísticas: de desenho acadêmico fino a deslocamentos cubistas. As mesmas caraterísticas destacam o Retrato do fotógrafo M.A.Sherling, uma das mais conhecidas obras de Annenkov, que faz parte da coleção do Museu Estatal da Rússia em São Petersburgo.

Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.