6 de novembro de 2012

DEZ DIAS DEDICADOS À LITERATURA - Mayara de Araújo

A partir do próximo dia 8 de novembro, o Centro de Eventos sedia a X Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Em dez dias de programação, o público terá acesso a mais de 160 estandes, dispostos em 23 mil metros quadrados. A transferência do evento, do Centro de Convenções para o Centro de Eventos, ampliou a área de estandes em 40% e em 100% a área de circulação.

A escritora teen Thalita Rebouças, atração de 2010, repete a dose na Bienal deste ano

Garantindo o caráter internacional da feira inclusive no espaço dedicado ao comércio, os estandes deverão representar mais de 450 selos editoriais de 13 países, com quase 100 mil títulos.

Com o tema "Padaria Espiritual: O pão do espírito para o mundo", a Bienal deste ano homenageia o nigeriano Wole Soyinka, ganhador do Nobel de Literatura 1986; o cearense Rafael Sânzio de Azevedo, Doutor em Letras pela UFRJ, com tese intitulada "A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará", além de ocupante da Cadeira nº1 da Academia Cearense de Letras; a jornalista Francisca Clotilde, escritora pioneira na literatura cearense; e o editor norte-rio-grandense José Cortez, ex-lavrador, que saiu do sertão e, através da literatura, se tornou um dos principais editores do Brasil, fundador da Editora Cortez.

"Este ano, um dos destaques da programação foi o cuidado em fazer referências frequentes aos homenageados. Salas e auditórios trarão os nomes de batismo dos escritores e seus respectivos nomes de padeiros. O Café Literário, este ano, vai se chamar Café Java, também em homenagem a eles. Então, tentamos trazê-los para perto da gente, assim como Gonzagão, Nelson Rodrigues e as outras efemérides escolhidas", detalha a livreira Mileide Flores, consultora da programação deste ano, ao lado do escritor Kelsen Bravos. Além dos 120 anos do movimento artístico que escandalizou a provinciana Fortaleza do final do século XIX, a Bienal comemora os 90 anos da Semana de Arte Moderna, de 1922; e os Centenários do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues; e do cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena.

Atrações

Na quinta-feira, às 19h, acontece a abertura oficial do evento, com referência aos homenageados e show de Gal Costa. No domingo, a atração musical da noite é Humberto Gessinger, ex-Engenheiro do Hawai. Entre os escritores, o primeiro bate-papo acontece com Thalita Rebouças, na quinta-feira. Na ocasião, a autora promove o lançamento dos livros "Ela disse, ele disse", "Era uma vez minha primeira vez" e "Fala Sério, Mãe!" (Editora Rocco).

Compõem ainda a seleção de atrações os escritores Ricardo Kelmer (CE), Ângela Escudeiro (CE), Thalita Rebouças (CE), Márcia Tiburi (RS), Benjamin Abdala (SP), Ana Miranda (CE), Ignácio de Loyola Brandão (SP), Lira Neto (CE), Luiz Tatit (SP), Cristina Pretti (SC) e os músicos Tony Belloto, dos Titãs, e Zeca Baleiro, que também lançam seus livros no evento.

Além da programação oficial, serão promovidas mais de 500 atividades entre palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, shows literomusicais, cineclubes, colóquios, convenções e debates com convidados das editoras.

Ambientes

Os 23 mil metros quadrados disponíveis ao evento contarão com mais de 25 ambientes distintos. O principal deles é o Pavilhão dos Estandes, destinado à exposição e vendas de livros. Este se subdivide em: Espaço das Editoras Cearenses, dando oportunidade aos editores do Estado de exporem seus catálogos para o público visitante; Rede Nordeste do Livro, Leitura e Literatura, espaço destinado às editoras do Nordeste; Editoras Universitárias, espaço conjunto para comercialização da produção acadêmica das editoras universitárias brasileiras e latino-americanas; e Espaço das Editoras Nacionais e Internacionais.

Além destes, há ainda o Espaço Cariri Braúna, setor da literatura popular; o Café Java; a Arena Multicultural Luís Sá, onde devem acontecer bate-papos sobre temas como Fanzines, RPG, literatura fantástica, mídias sociais e blogs literários; o Espaço Cineclube, com exibição de documentários sobre os homenageados e de filmes adaptados de obras literárias; e o Salão O Forno, dedicado à contação de histórias e rodas de poesias.

Como a praça de alimentação do Centro de Eventos não seria licitada a tempo para a Bienal, seis empresas foram contratadas para suprir o setor durante os dez dias. Sobre a logística de deslocamento dos pedestres, o organizador do evento, Eduardo Fideles, assegurou que a passarela improvisada deve permanecer no local e tanto a Autarquia Municipal de Trânsito quanto a Polícia Militar devem prestar auxílio. "Vamos colocar uns cones no local e, se for necessário, os guardas podem parar o trânsito para os pedestres. Creio que não vamos ter problemas com isso", afirma Fideles.

Escolas

Com visitação gratuita e diária das 9 horas às 22 horas, a Bienal Internacional do Livro do Ceará prevê a presença de cerca de 20 mil alunos com idade mínima de seis anos da Capital e do Interior, em projetos de visitação escolar. O número representa o dobro da última edição da Bienal, além de professores e agentes de leitura.

O agendamento será feito pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará até amanhã, através do e-mail visitacaobienal@secult.ce.gov.br. Somente grupos de estudantes agendados previamente terão acesso ao evento. Os responsáveis por cada grupo receberão Kit-visitação Escolar, composto por crachás dos alunos, credencial do ônibus da escola e mapa de localização. Os estudantes serão acompanhados por monitores da Secretaria da Cultura, que orientarão a visita pelos diversos setores da Bienal.

Extraído do sítio Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.