9 de novembro de 2012

EMBAIXADA DE ESCRITORES PORTUGUESES NOVÍSSIMOS NO RIO DE JANEIRO - Isabel Coutinho

O escritor João Ricardo Pedro, Prémio Leya 2012 tem o seu romance publicado na colecção Novíssimos (Nuno Ferreira Santos)
Os escritores João Ricardo Pedro, Patrícia Portela, Patrícia Reis, Nuno Camarneiro e Sandro William Junqueira partem hoje para o Brasil para participar num novo festival literário no Rio de Janeiro. São os primeiros do grupo de dez que a editora Leya Brasil vai publicar na colecção Novíssimos, criada no âmbito do Ano de Portugal no Brasil para apresentar aos leitores brasileiros alguns dos escritores portugueses da nova geração. Em 2013, seguem viagem João Tordo, Rui Cardoso Martins, David Machado, André Gago e Bruno Margo.

Na segunda-feira, dia 17, os cinco escritores portugueses vão participar na 1.ª edição da FLUPP – Festa Literária Internacional das Upps (Unidades de Polícia Pacificadora), que está a decorrer desde quarta-feira no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, e que abriu com uma palestra do dramaturgo, poeta e romancista Ariano Suassuna.

No sábado, às 13h, a ficcionista, dramaturga e encenadora Patrícia Portela (de que sairá na Novíssimos, Para Cima e Não Para Norte) participa num encontro com o poeta e ficcionista espanhol Manuel Vila, cujo tema é Escrever é Misturar, ou Letras Carnavalizadas. Mais ao final do dia, pelas 19h, acontecerá Uma Mesa Portuguesa Com Certeza que juntará os jovens escritores portugueses João Ricardo Pedro (engenheiro e vencedor do Prémio Leya de 2012 pelo romance O Teu Rosto será Sempre o Último, agora publicado na Novíssimos), Nuno Camarneiro (engenheiro físico e investigador, autor de No Meu Peito não Cabem Pássaros, também seleccionado para a nova colecção) e o poeta, contista, encenador e actor Sandro William Junqueira (autor de Um Piano para Cavalos Altos) e a jornalista e escritora Patrícia Reis, que publica na Novíssimos Por Este Mundo Acima. Cada um lerá um curto texto tentando responder à pergunta “o que faz de mim um escritor português?”.

Do Rio de Janeiro, estes autores portugueses partirão para São Paulo, onde participam a 13 de Novembro numa mesa redonda e depois seguirão para Brasília, onde dia 15 apresentarão os seus livros. 

Em 2013 serão lançados os outros cinco romances da colecção: Anatomia dos Mártires, o último romance de João Tordo, Prémio José Saramago 2009; Deixem Passar o Homem Invisível de Rui Cardoso Pires (Grande Prémio de Romance e Novela da APE/DGLB 2009);Deixem Falar as Pedras de David Machado; Rio de Homem de André Gago (Prémio PEN Clube Estreia Literária 2011) e por fim, Sandokan & Bakunine de Bruno Margo. Está também previsto que estes escritores visitem o Brasil e participem na próxima FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty.

Extraído do sítio Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.