7 de novembro de 2012

JORNAL CÂNDIDO FAZ DOSSIÊ SOBRE A INFLUÊNCIA DAS CIDADES NA LITERATURA


Em sua 16ª edição, o jornal Cândido busca discutir de que forma a cidade interfere na ficção de grandes escritores, da literatura brasileira e estrangeira. O resultado desta investigação é um especial, em que escritores e especialistas tentam delimitar quando, e de que forma, as cidades passaram a ser representadas com expressividade na literatura. O jornal traz também um ensaio da pós-doutora Maria Antonieta Pereira e um mapa literário de Curitiba.

O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, autor do best-seller Guia politicamente incorreto da filosofia, revela suas influências literárias na seção “Perfil do Leitor”. Em conversa com Miguel Sanches Neto, Luiz Vilela fala sobre sua premiada carreira e suas principais influências. A pedido do Cândido, o escritor Luiz Bras entrevista André Carneiro, precursor da literatura de ficção científica no Brasil e que há mais de uma década vive em Curitiba. Carneiro revê a própria carreira e fala sobre sua extensa produção artística, que deixou marcas indeléveis na fotografia, poesia e pintura.

Entre os inéditos, Deonísio da Silva surge com o conto inédito “Rua Quinze de Novembro, sem número”, o poeta Glauco Mattoso publica o poema “Cada malaco no seu malho [5554] e o jovem Renan Machado escreve ficção inédita para a seção “Em Busca de Curitiba”. Já o músico Oneide Dee Diedrich faz sua estreia na literatura com o conto “Os (M)eus tolos argumentos”.

Serviço:

O Cândido tem tiragem mensal de dez mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br . O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos.

Extraído do sítio Paranashop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.