16 de novembro de 2012

LOUVRE E MUSEUS DE BELAS ARTES DE SÃO FRANCISCO PARTILHAM OBRAS ATÉ 2017

O Louvre já estabeleceu outras parcerias com museus americanos (Claude Parias/ AP)

O museu do Louvre e os Fine Arts Museums of San Francisco, instituição que inclui os museus De Young e Legion of Honor, assinaram quarta-feira uma parceria de cinco anos que lhes vai permitir partilhar e trocar obras para exposições, publicações e programas educativos.

“Os museus podem inclusive trabalhar em conjunto em projectos de arte contemporânea”, disse Henri Loyrette, director do Louvre ao The Art Newspaper.

Por seu lado, Richard Benefield, da instituição de San Francisco disse ao mesmo jornal que “este acordo dá-nos uma oportunidade de trazer grandes obras para São Francisco e mostrar algumas das nossas melhores obras de arte em Paris. Mudanças destas levam anos de trabalho a estabelecer mas valem o esforço”.

A primeira exposição conjunta no âmbito deste protocolo abre portas já este sábado, no museu Legion of Honor, em São Francisco. Royal Treasures from the Louvre: Louis XIV to Marie-Antoinette reúne peças dos dois museus, entre as quais duas obras de John Martin,The Assuaging of the Waters (1840), da instituição americana, e The Pandemonium (1841), do museu francês. A exposição estará neste espaço até Março do próximo ano e depois viajará para o Louvre no final de 2013.

O Louvre já tinha parcerias com museus norte-americanos como o High Museum, de Atlanta (2006-2009) ou o Crystal Bridges Museum, no Arkansas, com o qual trabalha actualmente, mas este é o primeiro protocolo de longo prazo estabelecido pelos Fine Arts Museums of San Francisco.

Extraído do sítio Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.