7 de novembro de 2012

MELHORES VINÍCOLAS DO CHILE

Santiago do Chile está localizada na Bacia do rio Maipo, uma área de solo e de clima particularmente adequado para a agricultura, especialmente o cultivo da vinha. Por essa razão, existem dezenas de vinícolas que estão localizadas ao longo desta área, caracterizada por três vales: Maipo, Casablanca e San Antonio. Muitas vinícolas chilenas oferecem visitas guiadas, o que já se tornou uma atração turística do Chile. Vamos conhecer as melhores opções!

As visitas às vinícolas chilenas são uma atração turística do Chile.

Vinícolas em Santiago do Chile

Batizada em homenagem a esposa de seu fundador, Luis Pereira Cotapos, a Vinícola Santa Carolina existe desde 1875 e é uma das três vinícolas que podemos visitar sem sair de Santiago do Chile. A visita às instalações consiste em conhecer a Casa Patronal e suas antigas adegas. Fica localizada na Avenida Rodrigo de Araya 1431, Macul.

Neste mesmo distrito fica a vinícola Cousiño Macul. Sua história remonta ao século XIX, quando Matias Cousino adquiriu o terreno onde nobres linhagens importadas foram plantadas a fim de produzir vinhos de classe mundial com rótulo chileno.

Em uma visita à essa vinícola chilena pode-se ver as adegas seculares e, ao mesmo tempo, a história da família Cousino e seus vinhedos, aprender sobre o processo de vinificação e perceber o contraste entre as ferramentas e maquinário de ontem e de hoje.

É nesta vinícola chilena que o visitante pode conhecer uma das mais antigas adegas do Chile, datada de 1872, que mantém a coleção particular da família. O passeio dura cerca de 45 minutos e inclui uma agradáveldegustação de vinhos chilenos.

Por último, a vinícola Aquitânia, localizada a cerca de 35 minutos do centro de Santiago do Chile. Esta famosa vinícola chilena caracteriza-se pela produção de vinhos de alta qualidade, em quantidades limitadas e oferece visitas guiadas, além da possibilidade de uma visão panorâmica das vinhas e todo o processo de produção de vinho, que utiliza equipamentos modernos, mas mantem a tradição de alguns processos, como a marcação manual. Fica localizada na Av. Consistorial 5090, Peñalolén.

O Vinho Chileno é degustado em todas estas vinícolas

Pirque, povoado ao sul de Santiago do Chile

Em 1883, Melchor Concha y Toro começou a cultivar vinhedos do seu sogro, Francisco Subercaseaux, no povoado de Pirque. Assim nasceu uma das mais antigas e famosas vinícolas chilenas, a Concha y Toro.

Ao lado dos campos de vinhedos da vinícola Concha y Toro foram construídos as adegas, um parque e a bela mansão, conhecida como “Casona de Pirque”. Tudo isso é possível admirar na visitação, onde os turistas são recebidos por um guia que os conduz, entre outros lugares, até a famosa adega Casillero del Diablo. A vinícola Concha y Toro fica na Av. Virginia Subercaseaux 210, Pirque.

A cerca de 35 km ao sul de Santiago do Chile, seguindo de Pirque para Buin, fica a vinícola Portal del Alto, criada no início de 1970, quando o seu proprietário começou um projeto para produzir vinhos finos com vinhedos em pontos cuidadosamente escolhidos.

A adega de Portal del Alto aberta aos visitantes apresenta uma sala subterrânea com vários barris para o envelhecimento dos vinhos tintos. Os visitantes também podem desfrutar de um museu ao ar livre que apresenta peças originais relacionadas com a indústria do vinho e, claro, desfrutar de degustação de vinhos. A vinícola Portal del Alto fica na Av El Arpa 119, Alto Jahuel.

Também em Jahuel alta, fica a vinícola Santa Rita. Foi fundada em 1880 por Domingo Fernández Concha na fazenda onde Bernardo O’Higgins e 120 patriotas se refugiaram após a batalha que ficou conhecida como “desastre de Rancagua”, em 1814.

A vinícola Santa Rita conta com o Museu Andino, que é dividido em três espaços: as vinícolas, a casa que pertencia a Paula Jaraquemada e o parque que a rodeia.

A visita a vinícola Santa Rita também passa pelas instalações da vinícola para apresentar o processo de vinificação, e, claro, saborear uma agradável degustação.

Se desejar, você pode almoçar no restaurante La Casa de Dona Paula e apreciar uma coleção privada de cerca de duas mil peças do período pré-colonial.

Mais ao sul, você chega a Paine, onde ficam as instalações da vinícola Muñoz Robles, cerca de 35 km ao sul de Santiago do Chile. A vinícola Muñoz Robles tem uma produção anual e limitada. Seus vinhos são vendidos exclusivamente na loja de vinhos Paseo del Vino. A visita inclui uma ida a um museu interativo com antigos equipamentos de produção de vinhos.
No caminho para o litoral

Viajando pelo Autopista do Sol, chegamos a Talagante, cidade onde fica a vinícola Undurraga. Fundada em 1885 por Francisco Undurraga Vicuña, em Santa Ana Talagante, é uma das principais exportadoras de vinho chileno. Durante a visita é possível conhecer uma antiga adega e um belo parque ao lado da casa principal, todos concebidos pelo arquitecto paisagista Pierre Dubois, no século XIX.

Em pouco mais de uma hora, você pode ver as instalações, incluindo adegas subterrâneas, que datam de 1885, e na sala de vendas, desfrutar de uma deliciosa degustação de vinhos.

Com mais de 130 anos de existência, a vinícola Tarapacá (antiga Zavala) é tida como uma das mais tradicionais da região. Fica a cerca de 80 km ao sudoeste de Santiago do Chile, no município de Isla de Maipo, e tem cerca de 600 hectares de plantações e uma mansão em estilo toscano, rodeada por um belo parque.

Também em Isla de Maipo, fica a vinícola Viña De Martino que oferece visitas guiadas que apresentam o processo de vinificação, desde a seleção de uva até a escolha das garrafas. Em seguida, provam-se vinhos de diferentes vales, com produtos 100% orgânico. No showroom, vinhos são oferecidos a preços especiais, juntamente com diversos acessórios, artesanatos e produtos típicos da região.

Com uma manipulação delicada e colheita manual das vinhas, a vinícola Odfjell é outra interessante opção no lado oeste do Vale do Maipo. Para os turistas, a vinícola Odfjell oferece passeios de cerca de uma hora e meia, acompanhando todo o processo do vinho, começando com o ciclo de vida da uva. Uma das atrações mais originais da vinícola Odfjell é uma visita a uma adega construída dentro de um conceito de aproveitamento máximo da gravidade. Para terminar o passeio, visita ao showroom e degustação de vinhos com uma maravilhosa vista panorâmica das vinhas e do vale

Com forte caráter famíliar, a vinícola Chocalán Vine produz bons vinhos tintos da região de Melipilla, a área costeira do vale do Maipo.

A adega da vinícola Chocalán Vine combina com a paisagem e está estrategicamente localizado dentro da vinha, usando a inclinação da colina para o tratamento de uvas e vinhos.

A vinícola Chocalán Vine é conhecida por oferecer uma grande variedade de cepa de uvas vermelhas, incluindo Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenère, Syrah, Cabernet Franc, Petit Verdot, Malbec e Pinot Noir.

As paisagens nas Vinícolas do Chile são uma atração a parte

Vinícolas do Alto Maipo

O conhecido circuito do Vinho do Alto Maipo inclui seis vinícolas situadas à sudeste de Santigo do Chile, entre Pirque e Buin. São as vinícolas Haras de Pirque, El Principal, Huelquen, La Montaña, Pérez Cruz e Hacienda Chada.

A partir de Pirque, chegamos a vinícola Haras de Pirque, que combina a produção de vinhos com criação de cavalos puro-sangue. A vinícola Haras de Pirque tem a forma de ferradura e pode ser conhecida com visitas guiadas oferecidas, além da degustação. Há também a opção de um tour especial, onde você interage com os animais.

A vinícola El Principal, também em Pirque, produz vinhos inspiradas na tradição cultural da área. A vinícola adotou o nome do indígena que, segundo dizem, teria sido o líder da região, responsável pela negociação com os espanhóis durante a conquista do Chile.

De Pirque do sul, há mais três vinícolas para se conhecer. No quilometro 24 da estrada Padre Hurtado, fica a vinícola Huelquen, que destaca o fato de que as vinhas são cultivadas de forma orgânica, de forma natural, sem uso de pesticidas. A vinícola Viña La Montaña fica distante 5 km ao sul da vinícola Huelquen. Esta vinícola foi criada sob o conceito de cultivar as uvas em terrenos a determinada altura do mar, ideal para uvas como a Cabernet Sauvignon, Merlot, entre outras, convivem em uma área de pouco mais de quatro hectares, o que dá vida a um vinho único, que só pode ser comprado na loja da vínicola.

Mais ao sul, no km 28, fica a vinícola Pérez Cruz. Uma vinícola conhecida pela integração com a natureza ao seu redor, com construções que se utilizam de elementos da própria paisagem.

Seguindo mais para o sul, encontramos a a cidade de Chada. Aqui, situado nas encostas ocidentais da Cordilheira dos Andes, no extremo sul do vale, fica a vinícola Hacienda Chada. A área tem um microclima privilegiado para as uvas, com uma luz do sol adequada e uma brisa suave que do oceano até os Andes.

Vale Casablanca: terra de castas brancas

Situadas à uma hora de Santiago, na Rota 68, ficam oito vinícolas chilenas de prestígio, cuja produção pode ser visitada no circuito do Vinho do Vale de Colchagua.

As vinícolas House of Morandé, Del Mar e Indómita têm excelentes restaurantes abertos ao público diariamente. As vinícolas Veramonte, Santa Emiliana Orgánica e Casas del Bosque oferecem refeições ao ar livre, mediante reserva. A vinícola Casas del Bosque tem disponível para os turistas um programa que permite ao visitante participar do trabalho de uma vinícola em época de colheita, o que acontece aproximadamente entre março e maio.
Vale San Antonio

O vale San Antonio é visto como a nova aposta da produção de vinho chileno. Fica a cerca de 120 km de Santiago do Chile e conta com quatro grandes vinícolas instalados na região de Valparaíso. São as vinícolas Garcés Silva, Leyda, Matetic e Casa Marín. Estas duas últimas têm programas de visitas públicas.

A vinícola Matetic fica no Vale do Rosário, uma subzona do Vale San Antonio. A visita às instalações leva cerca de uma hora e inclui uma visita à adega com vista para vinhedos orgânicos e uma apresentação do processo que transforma a uva em vinho, terminando com a guarda das garrafas de vinho.

Agora, com tantas opções, você já pode programar sua viajem para conhecer as famosas vinícolas do Chile. Se desejar saber mais, veja também Pontos Turísticos do Chile: Roteiro Completo.

Fonte: Chile Tur COPEC

Extraído do sítio Kersaber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.