24 de novembro de 2012

METADE DAS GRAVURAS ATRIBUÍDAS A REMBRANDT PODE NÃO SER DO ARTISTA

© ru.wikipedia.org

Metade das gravuras que são atribuídas ao artista holandês do Século de Ouro, Rembrandt van Rijn (1606-1669), não são suas, já que foram impressas por terceiros após a sua morte, informaram os conservadores do Rijksmuseum de Amsterdã através da divulgação de um estudo.

Após analisarem 18 mil gravuras que supostamente haviam saído das oficinas de Rembrandt, os conservadores Erik Hinterding e Jaco Rutgers asseguram que metade delas não teria sido impressa com o artista em vida e nem sob a sua direcção.

Entre 1625 e 1665, o mestre do preto-branco realizou um total de 315 pranchas de cobre que foram parar nas mãos de terceiros.

Os novos proprietários imprimiram essas gravuras em papéis de uma qualidade muito distinta da que usava Rembrandt, que, nos últimos anos da sua vida, passou a usar papel japonês, revelou hoje o Rijksmuseum, que abriu uma mostra sobre as gravuras do artista holandês.

As cópias realizadas pela mão de Rembrandt são, além disso, as únicas que usam técnicas específicas para criar efeitos especiais nas gravuras, assinalou a pinacoteca em comunicado.

"As impressões mais luxuosas e interessantes são as que foram feitas pelo próprio Rembrandt", explicaram os conservadores no seu estudo.

As cópias tardias também são diferenciadas pela menor qualidade, já que as pranchas originais foram se desgastando e perdendo a nitidez, completaram os especialistas.

Neste aspecto, Hinterding ressaltou que essa descoberta poderá gerar um aumento dos preços das cópias que são atribuídas a Rembrandt.

Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.