5 de novembro de 2012

OBRAS-PRIMAS DA PINTURA RUSSA NA EXPOSIÇÃO DA MACDOUGALL'S - Armen Apressian

Serviço de imprensa do leilão MacDougall's

Nas vésperas da Semana Russa de outono, realizada tradicionalmente em Londres em fins de novembro, as maiores leiloeiras organizam em Moscou mostras temporárias de obras-primas das suas coleções.

Em Moscou, no palácio Zubov, foi inaugurada uma exposição de três dias intitulada A vida como Obra de Arte, na qual são apresentados os principais lotes dos futuros leilões da leiloeira MacDougall’s.


Moscou recebeu vinte e oito telas de pintores russos dos séculos XIX-ХХ. Os clássicos estão representados por duas paisagens de Ivan Aivazovski, sem o qual não passa nenhum catálogo de leilão de arte russa. O Vista de Veneza. San Giorgio Majore e o Noite de Luar na Crimeia foram pintados no período do auge do pintor e irão deliciar os amantes da arte de Aivazovski.

“Estava previsto apresentar o Vista de Veneza ainda no leilão anterior”, contou à Voz da Rússia a diretora da leiloeira MacDougall’s, Catherine MacDougall. “Mas o Museu d’Orsay se mostrou interessado nesse quadro e começou a procurar financiamento para o adquirir. Infelizmente, ou felizmente para nós, não o conseguiram e agora a obra-prima incontestável de Aivazovski vai a leilão.”

É uma pena que não tenham trazido a Moscou o segundo lote da semana russa, a tela de Mikhail Larionov Dia de Maio. Segundo os peritos, esse é um quadro de nível museológico, pintado ainda no período precoce e impressionista do artista, quando ele trabalhava num género herdado dos mestres franceses.

Porém, nas salas de exposição pode ser vista a brilhante composição de Konstantin Somov que representa o tema do encontro amoroso de Arlequim, tão do agrado dos seus contemporâneos. A paisagem mística de Nicholas Roerich representando Sharugon, um dos mais misteriosos mosteiros tibetanos da religião Bon-Po, contém uma força mágica e é um brilhante exemplo da arte do pintor, comparável às suas melhores obras. Para os amantes da vanguarda terá interesse um trabalho prematuro de David Burliuk, Vereda entre as árvores, uma pintura romântica, executada com a técnica do Pontilhismo.

Um lugar especial entre as obras apresentadas é ocupado pelos quadros da famosa coleção do homem de negócios e diplomata estadunidense Charles Richard Crane (1858–1939).

“Charles Crane era um industrial e visitava a Rússia frequentemente”, explica Catherine MacDougall. “Ele foi amigo de muitos pintores, visitava pessoalmente os estúdios e comprava quadros de qualidade, tanto do século XIX como do século XX. Mais tarde´, ele doou muitos trabalhos a museus norte-americanos e a universidades. Irão a leilão cinco obras da sua coleção, das quais sem dúvida a mais importante será o trabalho de Ivan Bilibin chamado A Noiva do Khan que nós exibimos na exposição.”

Graças ao gosto irrepreensível e ao interesse pela cultura russa, Charles Crane conseguiu juntar os melhores exemplares de pintores russos tão importantes como Vassili Vereschaguin, Nicholas Roerich, Mikhail Nesterov, Appolinari Vasnetsov e muitos outros. Segundo Catherine MacDougall, Charles Crane foi um dos norte-americanos que teve grande influência nos destinos da arte russa do século XX – graças à sua atividade, muitas das obras dos pintores russos seguiram para o estrangeiro, ele foi o organizador de várias grandes exposições e deu a conhecer os nomes de Boris Kustodiev e de Igor Grabar aos norte-americanos.

“Em geral, o ambiente da semana russa está sendo muito positivo”, referiu Catherine MacDougall. “Entre as sessões de leilões, nós realizamos vendas particulares, mantemos o contacto com os nossos clientes e, parece-me, que o mercado agora está forte.”

Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.