18 de novembro de 2012

PETRÓPOLIS, A CIDADE DOS MUSEUS


A Cidade Imperial sedia, pela primeira vez, o maior encontro de museologia do país, o Fórum Nacional de Museus. A quinta edição do evento, a ser realizada de segunda a sexta-feira, deve receber cerca de 1.500 participantes. O tema é “A republicana Cidade Imperial”.

Além de uma programação especial, com preços e horários diferenciados, o fórum ainda servirá como palco para a criação de um Sistema Municipal de Museus. O primeiro passo será dado no próprio encontro, onde circulará um folder com o circuito das casas a serem visitadas, um mapa, opções de roteiros, descrições e serviços de todas as unidades.

Na quarta-feira, o Museu Imperial terá, às 14h, 15h e 16h, três visitas temáticas: “Insígnias imperiais”; “Usos e costumes no século XIX”; e “Música no século XIX”. Para quem prefere uma opção mais lúdica, uma boa pedida é o espetáculo “Um sarau imperial”, que será apresentado às 15h do mesmo dia.

Na programação, também há opções para os cinéfilos. O Palácio Rio Negro exibe, na quarta-feira, o filme “Um palácio republicano em uma cidade imperial: o que isso significa?”. As sessões estão marcadas para as 13h, 14h e 15h.

Também estão no circuito as casas do Colono, Ipiranga, Cláudio de Souza, Stefan Zweig, Santos Dumont, a fábrica da Bohemia e o Museu de Cera.

Extraído do sítio Boa Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.