22 de novembro de 2012

PORTUGUÊS É A TERCEIRA LÍNGUA MAIS UTILIZADA NO FACEBOOK, APONTA RELATÓRIO

A Língua Portuguesa é a terceira língua mais usada do Facebook e a que registou maior crescimento entre 2010 e 2012.

De acordo com um relatório divulgado pelo sítio internacional Socialbakers, o português é a terceira Língua mais utilizada no Facebook, a maior rede social do mundo. O inglês encabeça a lista do Socialbakers das dez línguas mais utilizadas, seguido pelo espanhol, que vem em segundo lugar.

As outras línguas da lista são o francês, o indonésio, o turco, o alemão, o italiano, o árabe e o chinês, que ocupa a 10ª posição com 20,1 milhões de usuários.


O português e o árabe são as duas línguas que têm crescido mais rápido no Facebook, revelou o sítio de Internet. A rede social está atualmente disponível em mais de 70 línguas.

A Língua Portuguesa tem crescido significativamente no Facebook devido a um aumento de usuários brasileiros, com o Brasil a ocupar a segunda posição na lista das nações com a maioria dos usuários do Facebook, depois dos Estados Unidos.

O Brasil aumentou a sua base no Facebook para 13 milhões de usuários apenas nos últimos seis meses, o que fez com que a Língua Portuguesa crescesse no sítio por oito vezes desde maio de 2010. Em novembro de 2012, o número de usuários do Facebook em Língua Portuguesa tinha aumentado para 58,5 milhões.

O Brasil possui a quinta maior população do mundo, e está entre os países mais bem colocados quanto ao uso da Internet: em 2011, havia mais de 80 milhões de usuários de Internet, o que é quase a metade da população do país.


Como o Facebook continua a crescer em todo o mundo, além do Brasil, a rede social também está a crescer rapidamente em países como a Índia, o México e a Indonésia e em regiões da África.

O português é a terceira Língua europeia mais falada no mundo, depois do inglês e do espanhol, e a sexta Língua mais falada em todo o mundo. É a Língua materna de cerca de 200 milhões de pessoas, principalmente em Portugal, incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira, no Atlântico (11 milhões de falantes), no Brasil (184 milhões de falantes) e nas antigas “Províncias Ultramarinas” de Portugal em África e em Ásia (cerca de 5 milhões de falantes).

O português é a língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Macau [na China], Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Report: Portuguese is the third most used language on Facebook – Socialbakers. Extraído do Portuguese American Journal. Providence, Rhode Island, Estados Unidos da América. Publicado em: 18 nov. 2012.

Extraído do sítio Ventos da Lusofonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.