6 de novembro de 2012

PROJETO EDUCATIVO DO MUSEU DA REPÚBLICA NO RJ OFERECE IMERSÃO NA HISTÓRIA DO BRASIL - Marcia Cunha

As visitas guiadas pelo museu, oficinas e materiais educativos tornam a história da República viva e acessível.

Salão do Museu da República. (Divulgação/Museu da República do Rio de Janeiro)

O setor educativo do Museu da República, no Rio de Janeiro, abriga projetos dirigidos aos alunos da educação básica e a educadores. Os encontros mensais para a troca de conhecimento promovem uma imersão em uma trajetória histórica brasileira de 150 anos, com imperadores, escravos, fogão à lenha, carruagens até a elaboração da Constituição de 1988, que vigora nos dias atuais.

A pedagoga e coordenadora de Educação do Museu da República, Normanda Freitas, disse ao Epoch Times que “são realizadas visitas duas vezes por semana aos professores que não podem estar presentes aos encontros pedagógicos ou que ainda não se sentem seguros em multiplicar nas escolas os seus conhecimentos a respeito do acervo do Museu”.

Essa mediação conta com material didático de apoio para jovens que cursam até a 6ª série do ensino fundamental. Uma dessas ferramentas de estudo, a revista Pedagógica para Estudantes, de distribuição gratuita, é uma publicação do projeto Oficinas do Patrimônio. Uma de suas edições, a “Palácio do Catete – Arte e História”, retrata uma divertida viagem ao passado brasileiro, seus personagens e a transformação do Palácio do Catete em Museu da República.

Entre as informações da publicação educativa estão detalhes sobre o surgimento da República e sua importância para o processo de desenvolvimento político e social do Brasil. Todo esse contexto tem como base decisões tomadas no Palácio do Catete, entre 1897 e 1960.

Na terceira publicação “Jardim do Museu da Republica – Patrimônio Histórico e Ambiental” – a história do jardim do museu é conhecida por meio de um tour lúdico pelo ecossistema dos jardins do Museu da República, com direito a piquenique.

Para a complementação de estudo para professores, o Museu da República oferece material didático destinado a professores. Entre as informações pedagógicas estão dicas para a complementação do ensino de história da república brasileira e a distribuição da Revista do Professor, publicada pelo setor de coordenação de educação. A publicação aborda a história do Brasil Imperial e da República, além de questões ligadas ao meio ambiente e relações com a sociedade.

Crianças conhecem um pouco da história política do Brasil. (Divulgação/Museu da República do Rio de Janeiro)

Colônia de Férias

O Museu não existe sem o cidadão. Para cada público há uma forma de abordar o acervo do museu. Nesse contexto, a pedagoga e coordenadora de Educação do Museu da República, Normanda Freitas, cita a colônia de férias do Museu da República.

“É oferecida, gratuitamente, em janeiro de cada ano a grupos de 50 crianças de 7 a 11 anos da comunidade no entorno do museu. Trabalha um tema cultural. O deste ano foi “O eleitor do futuro”. O do ano passado “Ecologia”.

De acordo com a coordenadora Freitas, por meio de atividades lúdicas as crianças aprendem conceitos, valores, socialização e expressam a criatividade e habilidades artísticas, a exemplo da confecção de brinquedos antigos, que permite o contato com o universo infantil das gerações passadas.

O Museu da República ocupa o antigo Palácio Nova Friburgo (no Império), depois Palácio do Catete (na República), que durante 63 anos foi o coração do Poder Executivo no Brasil. Foi inaugurado em 15 de novembro de 1960, após a transferência da capital para Brasília. Através do site é possível fazer um tour virtual pelo museu que faz parte de um importante capítulo da história brasileira.

Serviço:

Museu da RepúblicaRua do Catete, 153 – Catete – 22220-000 – Rio de Janeiro – RJ - Horário de funcionamento: 3ª a 6ª, das 10h às 17h, sáb, dom e feriados, das 14h às 18h - Entrada francas ao público geral às quartas-feiras e aos domingos - Ingresso gratuito para crianças até 10 anos, maiores de 65 anos e grupos de escolas públicas - Agendamento e confirmação de visitação guiada: 55 21 3235.3693

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.