10 de dezembro de 2012

LIVRO ANALISA OBRA ARTÍSTICA DE ARNALDO ANTUNES - Andreia Santana


O multiartista Arnaldo Antunes (compositor, músico, poeta, escritor e artista visual) é tema do livro Arnaldo Canibal Antunes, de Alessandra Santos, lançamento da Editora nVersos. A obra analisa a ligação da produção do artista contemporâneo com o movimento modernista iniciado por Oswald de Andrade e outros intelectuais brasileiros, nos anos 20.

Segundo a autora, a obra de Antunes é uma espécie de síntese atual da antropofagia metafórica pregada pelos modernistas. A pesquisadora abre o livro com uma pincelada na história das vanguardas e do movimento modernista no Brasil, necessário para contextualizar o leitor e conduzi-lo até a obra de Arnaldo Antunes e explicar suas influências.

Dividida entre Arnaldo Antunes e a Poesia: poética da percepção; Arnaldo Antunes e a Música: poética da Bricolagem; e Arnaldo Antunes e as Artes Visuais: poética da apropriação, a análise da obra do canibal mostra que ela é “viva e alerta, lúcida como somente os vanguardistas foram (…). Arnaldo é inovador e corre riscos artísticos que poucos ousam, sempre almejando uma utopia”, escreve Alessandra.

Ficha Técnica:

Arnaldo Canibal Antunes - Autora: Alessandra dos Santos - Editora: nVersos - 296 páginas - R$ 54,90.

Extraído do sítio A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.