1 de dezembro de 2012

SÃO LUÍS RESPIRA LITERATURA NA 6ª FEIRA DO LIVRO


Foi aberta na última sexta (23), a 6ª edição da Feira do Livro de São Luís, com o tema: “São Luis, 400 anos escrevendo nos livros sua história”. Dessa vez, o evento acontece no Ceprama (Madre Deus), na capital. O local já abrigou a Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo e atualmente funciona como feira permanente de artesanato.

Mais de 50 estandes, e aproximadamente 70 mil títulos, estão reunidos na feira literária que está funcionando no horário das 13h às 21h, com programação diária de seminários, encontros, cursos, rodas de conversa, lançamento de livros, exibição de filmes, shows, bate-papos com autores e programação infantil.

Um dos destaques é a Casa do Escritor Maranhense, responsável por comercializar publicações de autores maranhenses, como é o caso do livro “São Luís, Memória e Tempo”, do professor e historiador Antônio Guimarães de Oliveira. A publicação reconta a história dos 400 anos da cidade e suas transformações por meio de bilhetes postais, cartões fotográficos e álbuns de lembranças, em 8.500 imagens de diferentes locais.

Segundo o pesquisador, que já tem nove livros publicados, o álbum é resultado de uma pesquisa de quase dez anos. “A ideia do livro veio junto com a vontade de apresentar algo que pudesse contar essa história dos 400 anos da cidade de outra maneira. Algumas das fotos fazem parte da minha coleção particular e outras eu fui catalogando durante todo esse período. O livro tem registros importantes de grandes desenhistas e gravuristas, e eu considero tão importante quanto outros quatro álbuns fotográficos da cidade: o da Tipografia Teixeira (1899), o álbum de Gaudêncio Cunha (1908), o de Godofredo Viana (1923) e o de Miécio Jorge (1950)”, explicou.

Uma edição comemorativa do livro Tambores de São Luís, do escritor Josué Montello, está sendo comercializada no estande, que conta também com o lançamento de obras atualizadas na área da Literatura e História do Maranhão direcionadas para o quarto centenário da capital maranhense.

Além dos livros impressos, a palavra falada também tem vez na Feira Literária, com a presença de cordelistas e poetas populares no estande “Recanto dos Poetas”. São mais de 20 escritores participando do espaço, entre eles, a ex-gari Goreth Pereira, que já está em sua terceira publicação. No meio da Feira, os visitantes são recebidos pelas rimas e versos improvisados de um cordelista cearense.

No espaço infantil do evento, atividades de pintura facial, contação de histórias, exibição de filmes e rodas de leituras têm despertado o interesse da criançada para o prazer da leitura.

A Feira do Livro de São Luís fica aberta até o dia 02 de dezembro, com entrada gratuita.

Extraído do sítio Maranhão Único

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.