20 de janeiro de 2013

ARTISTAS NICARAGUENSES MOBILIZADOS NA HOMENAGEM A RUBÉN DARÍO


Grande parte do sindicato artístico nicaraguense continua hoje em atividade com motivo da de homenagear o poeta Rubén Darío, máximo representante do modernismo literário na língua espanhola e orgulho desta nação da América Central. De acordo com o programa concebido pelo Instituto Nacional de Cultura, para celebrar o aniversário de 146 do nascimento do autor de Prosas Profanas, de Azul e de Cantos de Vida e Esperança, nesta quarta-feira tiveram lugar vários concertos, galas culturais e até uma feira.

A Praça Municipal da Cidade Darío, no departamento central de Matagalpa, serviu de palco para o mais significativo destes eventos, devido à participação nele de conjuntos de dançarinos e musicais nacionais e estrangeiros.

Junto aos integrantes do grupo local Daddy´s Little Girls, ofereceram sua arte nesse palco ao ar livre a Companhia Universitária de Dança da Universidade Nacional de Engenharia de Managua e o agrupamento salvadorenha de música andina Yaktasukyo.

De forma paralela, o museu casa natal do príncipe das letras castelhanas recebeu a todos os interessados nas variadas ofertas oferecidas no âmbito de uma feira organizada nessa sede com o objetivo de alentar a localidade e aos turistas a visitar esse lugar histórico.

Tanto a feira como o espetáculo celebrado na praça central da cidade dariana serviram para concluir uma intensa jornada, que incluiu a apresentação da Orquestra Sinfónica Nacional na matagalpina Parroquia San Pedro.

Enquanto poetas, estudiosos, críticos e amantes da obra de Darío, continuam participando em diferentes sessões de análises relacionadas com a vida e produção literária desse gigante da cultura nicaraguense.

Os atos solenes e outras atividades com motivo da celebração iniciaram nesta semana e são desenvolvidos fundamentalmente nas localidades de Matagalpa e do departamento ocidental de León.

Darío, cujo nome original foi Félix Rubén García Sarmiento, nasceu no dia 18 de janeiro de 1867 na outrora cidade de Metapa, renomeada em homenagem a seu filho mais ilustre, e morreu no dia 6 de fevereiro de 1916 em León.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.