29 de janeiro de 2013

BICICLETAS PÚBLICAS CHEGAM A MAIS DE 50 MIL VIAGENS NA CAPITAL

Previsão é que sejam instaladas outras 13 estações, oferecendo mais 130 bicicletas. Foto: Ricardo Giusti/PMPA

A bicicleta faz, cada vez mais, parte do cotidiano de Porto Alegre. Uma das razões são as bicicletas públicas. Desde sua inauguração, no dia 22 de setembro, o sistema BikePoa já alcançou mais de 50 mil viagens. Nesse mesmo período, foram realizados 25,8 mil cadastros no site www.movesamba.com/bikepoa. Atualmente, o sistema BikePoa conta com 17 estações e 170 bicicletas, em diversos pontos da cidade. 

A estação com maior procura de usuários é a Usina do Gasômetro, na sequencia vem a Redenção-Ufrgs e os shoppings Praia de Belas e Barra. A previsão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é que sejam instaladas mais 13 estações e 130 bicicletas, totalizando 40 pontos e 400 bicicletas, até abril desse ano. “O sistema de bicletas públicas está sendo um sucesso. Acreditamos que é um dos fatores que está contribuindo para modificar a cultura do trânsito, inserindo a bicicleta como meio de transporte, não só de lazer”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

Os usuários podem se cadastrar no site do BikePoa (www.movesamba.com/bikepoa), em aplicativos para smartphone (IPhone e Android) ou por celular convencional, via portal de voz, ligando para o fone (51) 4063-7711. O valor do passe mensal é R$ 10 e o diário R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens, com a mesma ou outra bicicleta. O objetivo é dar rotatividade e manter as estações com bicicletas para todos os usuários.

Funcionamento

Habilitação - Para utilizar o sistema de bicicletas públicas de aluguel, o usuário deve informar o número do cartão de crédito. Há três maneiras de habilitar o passe do BikePoa: via celular convencional por portal de voz (fone 51 4063-7711), celular do tipo smartphone (via aplicativos do IpPhone e Android) ou pelo site www.movesamba.com/bikepoa.

Retirada das bicicletas - O usuário poderá retirar as bicicletas das estações de duas maneiras: via celular convencional (portal de voz) ou por smartphones (via aplicativo sistema IPhone e Android).

Locais das Estações do BikePoa

Mercado Público/ Praça da Alfândega/ Casa de Cultura/ Usina do Gasômetro/ Câmara Municipal/ Escola Técnica Parobé/ Casa do Estudante (av. André da Rocha)/ Largo Zumbi dos Palmares/ Redenção-UFRGS/ Região dos Tribunais (av. Aureliano Figueiredo Pinto)/ Shopping Praia de Belas/ Menino Deus (rua José de Alencar)/ Barra Shopping/ Ginásio Tesourinha/ Planetário (av. Ipiranga)/ Terminal Azenha/ Hospital de Clínicas.

Extraído do sítio Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.