17 de janeiro de 2013

ESTRUTURA DA FESTA DO LIVRO DA FURG COMEÇA A SER MONTADA - Tatiane Fernandes

Foto: Leandro Carvalho/JA

A estrutura da Feira do Livro da Furg 2013, que será realizada de 24 de janeiro a 3 de fevereiro, na praça Dídio Duhá, no Cassino, começou a ser montada na segunda-feira, 14. Conforme o coordenador de infraestrutura da Feira do Livro, Domingos Sávio Zabot Dias, o trabalho tem sido intenso no local e a montagem da estrutura do evento já está bem adiantada.

Zabot informou que a estrutura metálica da Feira do Livro, que suportará as lonas que encobrem os espaços do evento, já está toda pronta, com exceção da parte onde ficará instalado o palco de shows, na quadra esportiva. Isso porque um campeonato está sendo realizado no local. Também, já foram instaladas as lonas sobre a quadra de cultura, onde ficarão a sessão de autógrafos, direção da feira, equipe da TV Furg, Nume e expositores.

Com relação aos estandes de livreiros, Zabot informou que grande parte deles (são 44 ao todo) já foram instalados. Entretanto, lembrou que 10 livreiros têm suas bancas próprias, e essas têm previsão de ser entregues somente dois dias antes da abertura da feira. As bancas ecumênicas, de madeira, também não haviam sido instaladas até o fim da tarde desta quarta, 16. No que diz respeito à parte elétrica, está sendo trabalhado o cabeamento de redes.

Ao todo, Zabot comentou que cerca de 30 pessoas estão trabalhando na estrutura do evento, mas o número de trabalhadores deve ir aumentando conforme a demanda. Segundo o coordenador, os trabalhos são bem intensos, iniciando sempre às 8h e terminando por volta das 24h. Ele disse, ainda, que as horas de trabalho aumentam com a proximidade do evento, e que as frentes de trabalho chegam a trabalhar até as 2h para conseguir entregar toda a estrutura montada a tempo.

O público notará algumas mudanças na estrutura física do evento. Zabot informou que será alargada a rua de entrada da feira, a gastronomia ficará próxima aos contêineres de entrada e o palco principal será todo feito com estrutura metálica, diferente dos anos anteriores, quando a estrutura era de madeira. Ele, também, disse que a parte de autógrafos será ampliada.

Esta será a 40ª edição da Feira do Livro da Furg, que terá como tema “Tanta história pra contar”. O evento terá como patrono o professor da Furg, Luiz Augusto Andreoli de Moraes.

Programação

A programação artística e cultural e os participantes das sessões de autógrafos da Feira do Livro também já estão definidos.

No dia 26, serão autografantes os autores Paulo Olmedo, Lory Ricardo, Lorde Lobo, Ariane Wilde Rodrigues Pinto, Washington Luiz dos Santos Pereira, Mayara Floss, Fabiano Trichez, Oswaldo José de P. Barbosa, Cícero Galeano Lopes e Charles Kiefer.

A seguir, no dia 27, participam da sessão de autógrafos, os escritores, Vilmabel Soares Gibon, Vilmar Alves Pereira, Lisiane Costa Claro, Daniele Simões Borges, Neusiane Chaves de Souza, Leonardo Dorneles Gonçalves, Vilson Farias, Leinecy Pereira Dorneles, Maísa Costa, Carlos Machado, Luis Fernando Minasi, Carmo Thun, Laura Fonseca, Conceição Paludo, Suzane Rocha Vieira, Cintinha Barenho, Eduardo Marrone, Ivonaldo Leite, Cesar A. S. da Costa e Carlos Gerbase.

No dia 28, os autores autografantes serão Daniela Delias, Glecy Therezinha F. Andrade, Carla Imaraya Meyer de Felippe, Susie Enke Ilha, Maitê Maus da Silva, Daniel Porciúncula Prado, Carlos Machado, Cesar Martins, Paulo Soares, Solismar F. Martins, Jacira R. da Silva, Luiz Fontoura, Fábio Guerra, Andréia Alves Pires e Volnei Andersson.

Autografam, no dia 29, Dilce Eclai de Vargas G. Vicente, Dalva Maria Provenzi de Carli, Claudia Paim, Sérgio Schweitzer, Cruz Claudio Tarouco de Azevedo, Claudio Moraes Silveira Tavares, Denise Dutra dos Santos, Willy Cesar Rodrigues Ferreira, Ginia Maria Gomes, Luciana Paiva Coronel, Alisson Affonso, Gianpaolo Adomilli, Letícia D’Ambrosio, Gastón Carreño, Francisca de Souza Miller e Ricardo de Biasi Amaral.

Participam da sessão de autógrafos, no dia 30, Enilda dos Santos, Leonardo Pinheiro de Andrade, Wilmar Mendes Borges, alunos do 1º ano A da E.M.E.F Sant’Ana e a professora Liliane Ruiz, alunos do 2º ano B da mesma escola e com a professora Magda Lucas e Mario Pirata. E, no dia 31, Volmar Pereira Camargo Junior, Vânia Alves Martins Chaigar, Marcello Pucinelle Cousin, Renata Ávila Troca, Lígia Cardoso Carlos, Liz Cristiane Dias, Cleusa Castell, Mirême Miranda P. de Mello, Maria Isabel da Cunha Zanchet, Nauro Júnior, Luiz Sergio Quintian Costa, Grupo de Poetas Livres Girasol e Juremir Machado da Silva.

Durante o dia 1 de fevereiro não haverá Feira do Livro, em função dos festejos de Iemanjá. A seguir, no dia 2, serão autografantes, os autores, Mara Cristiane Bainy, Renato Modernell, Marísia de Jesus Vieira, Terezinha Lorena Pasqualotto, Vilma Ávila Viana, Vilma Farias Guerra, Miguel Angel Duarte Lopez, Irenilda Paranhos de Castro, Shirley Costa Paranhos, Ailda Maria Vargas Pacheco, Jauri Machado, Ponto de Cultura ArtEstação e E.E.E.M. Lilia Neves e 18ª CRE. 

Extraído do sítio Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.